Publicado por Robson Merieverton

Sabe aquele profissional que está sempre disponível para atender a qualquer ordem no que diz respeito à limpeza, organização e conservação do condomínio, escola ou empresa? Pois bem, ele é chamado de zelador. Para evidenciar a importância desse profissional, o dia 11 de fevereiro foi criado para homenageá-lo.

A data foi demarcada no Brasil, a partir de interceptação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, através do Decreto de Lei nº 2.131, de 4 de outubro de 1979. Por costume popular, o Dia do Zelador não é comemorado somente no dia 11, e sim do dia 9 ao dia 11. Daí entra zeladores de muitas áreas.

De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), os zeladores são os responsáveis pelos serviços de administração de edifícios, ao cuidar da segurança das pessoas e do patrimônio; e ao atender e controlar a movimentação de pedestres e veículos nos prédios.

11 de fevereiro: Dia do Zelador. Saiba mais sobre a data

Foto: depositphotos

Esses serviços são de suma importância para manutenção da ordem, sobretudo em locais onde há passagem de muitas pessoas. Se não fossem os zeladores, certamente a vida em empresas, condomínios e estabelecimentos escolares seria uma verdadeira desordem.

Tarefas realizadas

Entre as tarefas atribuídas a um zelador estão: a verificação do funcionamento das instalações hidráulicas e elétricas, o estado dos brinquedos no playground e demais equipamentos do edifício, não incluída a execução de obras. Já nas escolas e condomínios, seu papel também é delimitado por esses afazeres.

Veja mais!