Publicado por Robson Merieverton

Se você achou estranho quando ouviu falar de um Dia dos Namorados em pleno mês de fevereiro, preste bem atenção a mais essa curiosidade. No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho, porém, no restante do mundo, a data, que é conhecida como Valentine’s Day, mas possui o mesmo significado, é comemorada no dia 18 de fevereiro.

Assim como no Brasil, nas demais localidades onde o Valentine’s Day, ou Dia de São Valentim é comemorado, existe um significado.

Por lá, é comum ver as lojas decoradas com temas românticos, os casais se encontrando para aproveitar a noite juntos, seja em um jantar romântico, trocando presentes, cartões e declarando seu amor um pelo outro. Pelo que já deu parar perceber, é um dia de evidenciar o amor.

14 de fevereiro: comemoração do Valentine's Day

Foto: depositphotos

A origem da comemoração

Mediante tudo que já foi dito e o que você conhece pela data, naturalmente aparece o questionamento sobre a real origem da data e como ela foi incorporada ao calendário de muitos países. Diz a lenda que tudo isso começou por interferência de um bispo chamado Valentim. Ele viveu na Idade Média e lutou contra as ordens do imperador Cláudio II.

O tal imperador proibiu o casamento durante as guerras. Ele acreditava que os solteiros eram melhores combatentes, por saber que não existia ninguém no seu coração, esperando que ele voltasse do combate são e salvo. Contrapondo as ordens de Cláudio II, Valentim continuou celebrando casamentos. Por sinal, o próprio bispo chegou a se casar pois naquela época a união não era proibida entre os religiosos.

Não demorou muito para que Valentim fosse descoberto pelos delatores que serviam ao imperador. O religioso foi condenado à morte. Mas, a semente de luta e resistência em favor do amor plantada por ele, não morreu. Enquanto estava preso, muitos jovens mandavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor.

Na prisão, enquanto aguardava o cumprimento da sentença, Valentim se apaixonou pela filha cega de um carcereiro. Com o início do contato entre os dois, por um milagre, ela passou a enxergar. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”. A partir de então, a data ficou marcada na memória dos apaixonados.

No Brasil, o Dia dos Namorados!

Já no Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho. A história da data tem envolvimento católico e comercial. Católico porque cai justamente na véspera do dia de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro. E comercial relativa ao comércio, pois a comemoração ganhou força por fomenta as vendas no mês considerado fraco para o comércio.

Veja mais!