Publicado por Robson Merieverton

Responsável por embalar corações apaixonados, entreter as mentes ávidas por pensamentos envolventes ou até servir de inspiração para muitas decisões, o trabalho dos compositores aparecem com bastante relevância na vida das pessoas. Nesse meio estão inclusos os poetas, músicos e escritores de forma geral, todos são vistos como compositores.

Para homenagear esses artistas das palavras, foi instituído o dia 15 de janeiro como Dia Mundial do Compositor.

A data foi evidenciada, pela primeira vez no México, como uma comemoração da fundação da Sociedade de Autores e Compositores do México (SACM), no ano de 1945. Porém, foi somente no ano de 1983 que a data passou a ser celebrada por todo o mundo.

15 de janeiro: Dia do Compositor

Foto: depositphotos

Em culturas ou gêneros musicais que não utilizem um sistema de notação, o termo compositor pode-se referir ao criador original da música. Na Música Erudita, o compositor é um músico altamente treinado, sendo responsável pela criação da partitura original, arranjos para a instrumentação ou vozes desejadas.

Já na música popular, o compositor é responsável por escrevê-la e, as vezes, cantar. A composição não é tão rígida como na música erudita e admite-se até abusar da improvisação.

Os trabalhos

Através da passagem dos séculos, grandes nomes acabaram se destacando, principalmente pela importância do trabalho para a humanidade. Seja na área da música ou na área da literatura, muitos compositores usaram de experiências próprias, situação atual do meio onde estavam inseridos, alegrias e tristezas vividas para formular textos.

Mas, nem sempre os compositores foram valorizados pelas suas obras. No âmbito musical, por exemplo, certos intérpretes se sobressaiam em relação aos compositores. Seja pelo fato de “trabalharem nos bastidores” ou pela evidências que os intérpretes acabavam tendo, já que tinham os rostos e voz conhecidos pelos admiradores.

Com o passar dos anos, esse cenário foi mudando. Hoje, alguns compositores conquistaram seu lugar ao sol, seja pelo carisma, sensibilidade, criatividade e turbilhão de emoções que é capaz de transparecer por meio do seu trabalho.

Dia do Compositor Brasileiro

Diferente do dia marcado para reverenciar o compositor no mundo, no Brasil, a data é comemorada no dia 7 de outubro. Entre os principais compositores brasileiros está Heitor Villa-Lobos, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Caetano Veloso, Noel Rosa, Chico Buarque, Cartola, João Gilberto e muitos outros.

O país é conhecido pela riqueza e diversidade de estilos musicais. Além do mais, movimentos específicos ajudaram a fomentar ainda mais esse meio, enriquecendo o acervo e apresentando grandes nomes, que permanecem atuantes. Fora isso, determinados trabalhos ficaram imortalizados, seja no gênero musical ou literário.

Veja mais!