Publicado por Ana Ligia

Difícil encontrar algum adulto que na época de infância não tenha tido Monteiro Lobato como uma grande influência. O criador de personagens icônicos como a Boneca Emília, Vovó Benta, Tia Nastácia, Visconde de Sabugosa, Narizinho e tantos outros, tem um dia do seu aniversário como data escolhida para ser prestigiado por todos os brasileiros.

O dia de Monteiro Lobato

Monteiro Lobato nasceu em Taubaté na data de 18 de abril de 1882 e foi o responsável por uma verdadeira revolução no campo da literatura infantojuvenil.

O autor inseriu nas histórias para o público infantil elementos como os costumes do povo do interior do país e as lendas do folclore brasileiro, como o Saci-Pererê.

O dia 18 de abril foi escolhido para homenagear Monteiro Lobato

Lobato publicou 26 obras voltadas ao público infantil (Foto: Reprodução/Resumos de Literatura

Apesar de trazer tanta fantasia em suas histórias, Monteiro Lobato tentava misturar elementos da realidade com o intuito de fazer as crianças aprenderem enquanto se divertiam.

O autor falava sobre assuntos como higiene pessoal e bons modos de forma criativa e lúdica, prendendo a atenção de milhares de crianças e jovens.

Veja também: Saci-Pererê

Lobato publicou 26 obras voltadas ao público infantil, ficando conhecido como o maior escritor dessa categoria no Brasil, sendo também um dos primeiros autores da América Latina do gênero.

O Dia Nacional do Livro Infantil

O Dia Nacional do Livro Infantil  é comemorado no mesmo dia de Monteiro Lobato. A data tem o intuito de homenagear o autor e outros tantos escritores que influenciam a leitura e imaginação das crianças e jovens no Brasil.

Veja também: Principais poetas brasileiros. Descubra quem são

Veja mais!