Publicado por Robson Merieverton

Retrato da felicidade, motivo pelo qual o palhaço se apresenta, o mais puro gesto estampado no rosto de uma criança… O que todos esses pontos têm em comum? Muito fácil. Todas são diferentes formas de caracterizar o riso, ato pelo qual muita gente identifica a alegria e mais uma enxurrada de sentimentos bons.

Como forma de deixar marcado o riso no ano, nada mais justo que lembrá-lo com um dia inteiramente dedicado a ele: 18 de janeiro. Em tal data se comemora o Dia Mundial do Riso. Além de ser mais um motivo para lembrar o que pode fazer uma pessoa sorrir, a data também gera uma “maré” de bons sentimentos.

Antes de chegar a um consenso sobre a data, alguma coisa teve de acontecer para marcá-la assim, de forma tão especial. Tudo começou no ano de 1995, quando o médico indiano, Madan Kataria, resolveu fundar o primeiro clube da risada. O local nasceu com o intuito terapêutico, usado para arrancar boas gargalhadas das pessoas em tratamento, já que, segundo ele, rir ajudava no processo.

18 de janeiro se comemora o Dia Mundial do Riso

Foto: depositphotos

Desde então, a ideia deu tão certo que, com o passar dos anos, vários outros clubes que seguiam o mesmo gênero começaram a ser abertos ao redor do mundo. Hoje, eles já chegam a mais de 800. Depois disso, não demorou muito para que o Dia do Riso fosse institucionalizado em todo o mundo.

Rir é o melhor remédio

Para que o simples fato de rir seja possível, o corpo humano pode chegar a movimentar até 80 músculos. O riso mexe com o cérebro, garganta, coração, tórax, pernas, pés, além do rosto, claro!

Segundo estudos na área, essa forma de expressar a felicidade traz efeitos terapêuticos, como retardar o aparecimento das rugas durante o processo de envelhecimento.

Entre os tantos benefícios para a saúde que o riso pode trazer, estão: reduzir o stress, promover a queima de calorias, melhorar a qualidade de sono, fortalecer o abdômen, melhorar a circulação sanguínea, a respiração e a digestão, fortalecer o sistema imunológico, estimular a criatividade e induzir a criação de laços com outras pessoas.

Rir entre amigos

Uma das formas mais fáceis e prazerosas de comemorar o Dia Mundial do Riso é através da reunião dos amigos. Eles são as pessoas mais indicadas para arrancar de você toda a felicidade e descontração exigida pelo riso. Basta um simples passeio ao teatro, cinema ou ao circo para aparecer uma enxurrada de boas risadas.

Sendo assim, não dispense a companhia dos amigos, muito menos troque o contato pessoal, cara a cara, por horas na frente do computador ou com o celular nas mãos. Essas ferramentas têm lá seu lado positivo para o desenvolvimento da humanidade, porém, acaba diminuindo a frequência com que as pessoas se veem pessoalmente, o que é importante na construção de qualquer ser humano.

Veja mais!