Publicado por Débora Silva

Como você sabe, nós temos um dia do ano em que é permitido considerar uma mentira como brincadeira, não é mesmo? Sim, é o 1º de Abril! O Dia da Mentira, também conhecido como Dia dos Bobos, é comemorado no dia 1º de abril e, tradicionalmente, é uma data em que as crianças e adultos contam mentiras saudáveis (lembre-se que depois é necessário desmenti-las!) e pregam peças em seus colegas, amigos e familiares.

Mas, você sabe o porquê de este dia ser conhecido como o Dia da Mentira? São várias as explicações para este fato, mas acredita-se que a brincadeira surgiu na França, no distante século XVI.

Por que Dia da Mentira em 1º de abril?

Imagem de homem com nariz grande

Foto: Depositphotos

A teoria mais aceita afirma que o Dia da Mentira tem origem no século XVI, durante o reinado de Carlos IX (1560-1574) na França. Desde o início daquele século, as festas que saudavam a chegada de um novo ano eram feitas em 25 de março, com chegada da primavera, e encerravam-se depois de uma semana de duração, em 1º de abril. Assim, o início do ano era comemorado no dia 1º de abril.

No ano de 1562, o papa Gregório XIII instituiu um novo calendário, o calendário gregoriano, que colocava o dia 1º de janeiro como o início do ano. Imagine as condições de comunicação daquela época? As notícias demoravam muito mais tempo – meses ou até anos – para chegar a toda a população.

O rei francês Carlos IX adotou o calendário gregoriano, porém apenas em 1564. O problema é que muitas pessoas não gostaram da mudança de data e continuaram a comemorar o Ano Novo na data antiga, em 1º de abril, com o envio de convites para festas e bons votos. Já imaginou a confusão?

Desta maneira, as piadas iniciaram-se a partir da resistência, esquecimento ou falta de informação de algumas pessoas em relação à troca do calendário. Como forma de brincadeira, alguns começaram a enviar convites para festas que não existiam e presentes estranhos, apelidando-os de “bobos de abril”.

Esta é a história mais aceita de qual seria a origem do Dia da Mentira.

Dia da Mentira no Brasil

Pernambuco foi o primeiro estado brasileiro a adotar a brincadeira dos “bobos de abril”, no ano de 1848, por meio do lançamento do periódico chamado “A Mentira”. Naquela ocasião, o periódico apresentou como notícia o falecimento (que era falso) de D. Pedro. A informação foi desmentida no dia seguinte, é claro! Já imaginou as confusões que as mentiras causam? Se você for entrar na brincadeira, lembre-se de depois contar a verdade aos seus amigos e familiares!

Veja mais!