Publicado por Ana Ligia

A prática que tem um grande potencial de popularizar diversas culturas, movimentar a economia da região, gerar empregos, promover a circulação de pessoas e capital e ainda proporcionar experiências inesquecíveis, tem um dia para ser homenageada: 2 de março é o Dia Nacional do Turismo.

Existe ainda uma outra data, dessa vez comemorada mundialmente. Uma resolução aprovada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 1980, definiu que 27 de setembro seria o dia para celebrar no mundo todo o turismo.

Para ser considerado turismo é preciso que alguém se desloque para um local diferente da cidade onde vive cotidianamente e permaneça no ambiente por um tempo superior a 24h e inferior a 180 dias.

2 de março: Dia Nacional do Turismo

Foto: depositphotos

É preciso também que não haja nenhum tipo de atividade comercial ou prática de alguma função profissional ou de trabalho.

Curiosidades sobre o turismo

Segundo dados da Organização Mundial de Turismo (OMT) somente no ano de 2010 mais de 940 milhões de turistas saíram dos seus países para visitar outros lugares, principalmente no continente europeu.

A indústria de turismo é atualmente a área que mais prospera no mundo e que possui um grande potencial de crescimento.

Ela tem uma ligação direta com diversas outras áreas. O turismo é o grande responsável pela movimentação de diversos setores da economia, principalmente os de transporte e comunicação.

Ainda de acordo com a OMT, na França 76,8 milhões de turistas estrangeiros foram visitar o país. O segundo lugar do destino internacional mais visitado foi os Estados Unidos, com 59,7 milhões de visitantes. E em terceiro lugar a China, com 55,7 milhões de turistas.

A área chegou até a originar um curso superior. Em 1970 surgiram os primeiros cursos de turismo no Brasil. O turismólogo é o responsável pelo planejamento, organização, pesquisa, divulgação e promoção de atividades ligadas ao turismo.

O turismólogo é a pessoa que estuda, descobre e desenvolve os passeios e atividades de uma viagem.

Veja mais!