Publicado por Ana Ligia

O Brasil é um país conhecido mundialmente por sua vasta beleza natural, como por exemplo a Floresta Amazônica, que ocupa quase metade de todo o território do nosso país. Mas entre as décadas de 70 e 80, a fauna e a flora brasileira começaram a sofrer grandes dificuldades e ameças.

No intuito de proteger essa riqueza natural, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) foi criado no dia 22 de fevereiro de 1989 pela lei 7.735, uma autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) que tem objetivo de preservar a fauna e da flora do Brasil.

Desde então, o órgão vem desenvolvendo diversas atividades que buscam fiscalizar, controlar, preservar e conversar os recursos naturais do país (água, flora, fauna, solo, etc) de uma forma sustentável. O IBAMA também é o responsável por conceder licenças ambientas para alguns tipos de empreendimentos.

22 de fevereiro: Dia da Criação do Ibama

Foto: depositphotos

Cabe ainda ao órgão aplicar penalidades administrativas, implementar o Cadastro Técnico Federal, execução de programas de educação ambiental, apoio às emergências ambientais, gerar e divulgar informações vinculadas ao meio ambiente e elaborar um sistema de informação e estabelecimento que usem recursos que envolvem a fauna, flora, entre outros.

O IBAMA foi criada a partir da junção de alguns órgãos que já atuavam em questões ambientais. Eram elas a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), Superintendência da Borracha (SUDHEVEA) e Superintendência da Pesca (SUDEPE).

Os trabalhos do IBAMA são de extrema importância para que as futuras gerações possam desfrutar dos recursos do meio ambiente ou até mesmo poder habitar no planeta.

Veja mais!