Publicado por Robson Merieverton

O calendário comemorativo brasileiro apresenta algumas datas de grande relevância, seja para a conscientização nacional ou para marcar algum fato específico que, pela sua importância, não acabe caindo no esquecimento. O dia 24 de janeiro, por exemplo, é conhecido por marcar o Dia Nacional do Aposentado.

A data foi instituída pela Lei nº 6.926, de 30 de Julho de 1981. Ela não foi escolhida por acaso. Por trás dela há um propósito bem maior que acaba por evidenciar o real sentido. Ela marca à aprovação da Lei Eloy Chaves, em 24 de janeiro de 1923, que acabou por consolidar as bases do sistema previdenciário brasileiro.

Na história, Eloy Chaves é considerado como o patrono da Previdência Social do Brasil. O sistema previdenciário é um tipo de seguro que garante a renda dos contribuintes e das suas famílias, sobretudo em casos de doenças, acidentes, gravidez, prisão, morte e velhice. Em todos os casos a renda funciona como auxílio.

24 de janeiro: Dia dos Aposentados

Foto: depositphotos

Importância da data

A forma com que os aposentados são tratados, sobretudo as pessoas da terceira idade, chama a atenção pela falta de carinho e compaixão. Muitos deles são deixado a esmo nas filas de repartições públicas, postos de saúde, bancos e outras instituições, principalmente quando precisam de atendimento.

Além da falta de respeito, esse tratamento não é condizente a condição, muito menos a importância que evidencia o Dia Nacional do Aposentado. As pessoas tem de se conscientizar que, todas elas, independente de sexo, cor e crença, alcançarão a terceira idade, estando elas sujeitas a passar pelos mesmos tipos de tratamento.

Sendo assim, mudar a consciência das próximas gerações é uma necessidade que terá reflexo no futuro, quando a terceira idade vai poder ser tratada de forma digna. As crianças devem começar a aprender lições dessa natureza desde os primeiros anos de vida, seja no convívio familiar ou no ambiente da escola.

É dessa forma que se melhora o tratamento aos aposentados, fazendo jus ao dia de comemorações pelos direitos alcançados e pelas vitórias que cada um desses aposentados já ajudaram a construir para o país e também na vida pessoal.

Veja mais!