Publicado por Robson Merieverton

Conhecida como a maior cidade brasileira, São Paulo foi fundada por padres jesuítas, entre eles José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, no dia 25 de janeiro de 1553.

Desde então, a metrópole nacional passou por várias modificações e ganhou posição de destaque em todo o mundo, seja pela quantidade de habitantes ou economia pujante.

O nome “São Paulo” não foi escolhido por acaso. O dia marcado pela fundação, 25 de janeiro, na Igreja Católica é o qual celebra a conversão do apóstolo Paulo de Tarso, conforme disse o padre José de Anchieta em carta à Companhia de Jesus. Sendo assim, como forma de homenagem, o local foi assim batizado.

25 de janeiro: Aniversário de São Paulo

Foto: depositphotos

O início do povoamento

Depois que os jesuítas se instalaram no local, foi iniciada a construção de um colégio. Na visita de Mem de Sá, na época governador-geral do Brasil, este ordenou a transferência da população da Vila de Santo André da Borda do Campo para os arredores do colégio, denominado “Colégio de São Paulo de Piratininga”.

São Paulo permaneceu, durante os dois séculos seguintes, como uma vila pobre e isolada do centro de gravidade da colônia. Esse isolamento se dava pelo difícil acesso ao local, já que era necessário enfrentar a Serra do Mar. Com o passar dos anos, outras vilas foram transferidas para as redondezas do colégio, fazendo com que o local fosse cada vez mais povoado.

Após a Independência do Brasil, São Paulo recebeu o título de Imperial Cidade, conferido por Dom Pedro I do Brasil em 1823. Outro fator do crescimento de São Paulo foi a expansão da produção do café, inicialmente na região do Vale do Paraíba, e depois nas regiões de Campinas, Rio Claro, São Carlos e Ribeirão Preto.

Geografia

São Paulo está localizada junto à bacia do rio Tietê, tendo as sub-bacias do rio Pinheiros e do rio Tamanduateí papéis importantes em sua configuração. São Paulo tem altitude média de 760 metros. A área total do município é de 1 522,986 km², de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

O clima de São Paulo é considerado subtropical úmido, com diminuição de chuvas no inverno e temperatura média anual em torno dos 19,2 °C. Essa condição acabou concebendo a cidade o título de “Cidade da Garoa”.

A São Paulo de hoje

A posição geográfica ocupada por São Paulo fez dela uma cidade de grande relevância para o Brasil, seja no que diz respeito a população, indústria, comércio e no setor econômico como um todo. A estimativa é que a população da cidade tenha ultrapassado o número de 12 milhões de habitantes.

O intenso processo de conurbação atualmente em curso na Grande São Paulo faz dela a maior aglomeração urbana do Brasil e a terceira maior das Américas, com mais de 22 milhões de habitantes.

São Paulo possui o maior PIB dentre as cidades brasileiras, o décimo maior do mundo e, segundo projeção da PricewaterhouseCoopers, será o sexto maior em 2025. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2013 seu PIB foi de 570 706 191 594,60 reais, o que equivale a cerca de 10,7% do PIB brasileiro, 36% de toda a produção de bens e serviços do estado de São Paulo e 21% da economia da região sudeste.

É por esse e muitos outros motivos que o dia 25 de janeiro deve ser comemorado não só pela população de São Paulo, mas também por todo o país, já que a cidade figura na lista como uma das mais importantes do Brasil.

Veja mais!