Publicado por Débora Silva

O teatro é uma forma de arte que encanta o público com as suas histórias encenadas, em uma experiência marcante e humana. Uma peça pode ser interpretada por um ator ou conjunto de atores, com a ajuda de dramaturgos ou em situações improvisadas.

Você sabia que existe um dia especial – no mundo inteiro – em que se celebra o teatro e todas as emoções que a encenação em um palco podem nos proporcionar? Sim! O Dia Mundial do Teatro é comemorado no dia 27 de março.

O Dia Mundial do Teatro

No Brasil e em todos os outros países do mundo, comemora-se o Dia Mundial do Teatro em 27 de março. A data foi criada em 1961, pelo Instituto Internacional de Teatro, ligado à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). A ocasião foi marcada pela inauguração do Teatro das Nações, em Paris, no dia 27 de março de 1961.

27 de março se comemora o Dia do Teatro

Foto: depositphotos

O Dia Mundial do Teatro é comemorado com espetáculos teatrais, encontros e eventos que celebram e ressaltam o significado e a importância dessa arte.

Jean Cocteau foi o responsável por escrever a primeira mensagem internacional do Dia Mundial do Teatro, em 1962, na França.

A história do teatro

O surgimento do teatro ocorreu com a reunião de um grupo de pessoas em volta de uma fogueira, com o objetivo de se aquecerem do frio. Conta-se que um rapaz, ao observar que a imagem das pessoas era refletida na parede, levantou-se e começou a fazer gestos que também eram refletidos em sombras.

A partir daí, os textos improvisados começaram a acompanhar as imagens, em um processo de representação que traziam a ideia de personagens de todos os tipos – fortes ou fracos, bons ou maus etc. Outros fatores, como as homenagens aos deuses, também favoreceram o surgimento da arte de representar.

Os povos que viviam na Grécia Antiga transformaram as encenações em arte e, por isso, considera-se que a Grécia é o berço do teatro. Os gregos antigos foram os responsáveis pela criação dos primeiros espaços próprios para apresentações, divulgando assim as suas ideias e mitologias, entre outros.

O gênero trágico foi o primeiro a aparecer, retratando o sofrimento humano e as suas lutas. A civilização grega produziu obras muito valiosas, que são representadas até os dias atuais. Ésquilo, Eurípedes e Sófocles são considerados os maiores autores da tragédia grega.

O gênero cômico surgiu com o objetivo de satirizar as falsidades e excessos da sociedade, tendo Aristófanes como um de seus principais autores.

Veja mais!