Publicado por Natália Petrin

Muitas são as formas de entretenimento que foram desenvolvidas com o passar dos anos para trazer diversão para as pessoas. Uma delas, e talvez a mais impressionante de todas, é a mágica que envolve truques de ilusionismo e habilidade técnica. Os mágicos são capazes de fazer coisas desaparecerem e aparecerem diante de nossos olhos e nos confundindo. A arte que tornou-se uma profissão com o desenvolvimento da história da Mágica, tem, assim como várias outras profissões, um dia especial para si: dia 31 de Janeiro, que é o Dia Mundial dos Mágicos.

História da data

A atribuição do dia 31 de janeiro aos mágicos está relacionada à vida de um santo católico, o São João Bosco. No ano de 1888, João Bosco faleceu em Turim nessa data, e a iniciativa de mágicos para que esse fosse o dia da profissão estava relacionada ao fato de que ele praticava truques de ilusionismo para poder ajudar nas despesas de casa quando era adolescente.

O santo ficou conhecido ainda, posteriormente em sua vida adulta, como um dos maiores santos místicos da modernidade, e tornou-se notório devido às revelações que tinha em visões e sonhos. A canonização de São João Bosco teve início ao final do século XIX, mas foi somente no ano de 1934 que, sob a autoridade de Papa Pio XI, que foi considerado um santo pela Igreja Católica.

31 de Janeiro: Dia do Mágico

Foto: Pixabay

Ilusionismo

O ilusionismo era um entretenimento bastante popular e que tinha ótima recepção durante o século XIX, e muitos truques, inclusive, confundiam-se com relatos de aparições espectrais, beirando a fantasmagoria. Isso porque alguns dispositivos tecnológicos já começavam a ser usados, como a lanterna mágica, criação de Paul Philidor e Étinne-Gaspard Robertson, ambos de nacionalidade francesa.

A trilha dos ilusionistas passou a ser seguida por muitos para tentar trazer diversão ao povo, mas também como uma forma de sustento para os lares, caso, inclusive, de São João Bosco, que passou a ser considerado o padroeiro dos mágicos e dos jovens.

Espetáculos nos dias atuais

A mágica se tornou ainda mais popular nos dias de hoje, aparecendo constantemente na televisão em programas de calouros ou ainda com quadros exclusivos para a prática. Alguns mágicos apresentam-se ainda em ruas movimentadas ou em circos que vão de cidade em cidade para apresentações.

Veja mais!