Publicado por Katharyne Bezerra

No mundo todo, a prática de natação tem um dia especialmente dela. Como se trata de um esporte completo, que proporciona inúmeros benefícios à saúde e que tem um grande espaço na vida das pessoas, o dia 8 de abril foi dedicado a esta atividade.

A data foi escolhida, principalmente, para lembrar as pessoas dos efeitos benéficos que a natação pode proporcionar e para incentivar cada vez mais a prática desta atividade esportiva.

Antes de entender um pouco mais sobre este exercício e os ganhos que ele permite ao corpo e à saúde, vamos compreender como ele se tornou um esporte tão praticado não só no Brasil, mas no mundo todo.

História da natação

8 de abril: Dia da Natação

Foto: depositphotos

De acordo com o coordenador pedagógico do curso de Pós em Natação e Atividades Aquáticas da Estácio, William Urizzi de Lima, a relação do homem com a água é antiga. “remota aos povos antigos que utilizavam da água como sobrevivência – caça e pesca – e segurança, motivo pelo qual viviam próximos as zonas ribeirinhas e as habitações eram denominadas de  ‘lacustres’”, disse o professor em entrevista ao site da instituição.

Além de sobreviverem da água, as pessoas passaram a usá-la como relaxamento. Ainda segundo o professor, os gregos acreditavam que o mergulho era uma boa forma dos soldados recuperarem suas lesões das guerras.

Já no século 18, a água foi vista como um meio competitivo. A criação das olimpíadas contribui para essa nova forma de vislumbrar as águas. No Brasil, porém, apesar dos índios já nadarem nos rios, a prática esportiva só veio a ser introduzida 1897. Um ano depois, dava-se início ao Campeonato Brasileiro de Natação.

Atualmente, a natação é o quarto esporte mais praticado no Brasil, ficando atrás somente do futebol,vôlei e tênis de mesa.

Benefícios da natação

Quanto mais cedo se inicia a prática da natação, mais benefícios o corpo consegue obter. “Pelo dinamismo e relativa estabilidade do corpo na água, unidos a uma exercitação variada de posições provocando respostas psicomotoras globais, a natação atua como incremento da capacidade de equilíbrio, estática e dinâmica, como também do enriquecimento da imagem corporal”, explica William, com relação ao desenvolvimento das crianças que fazem natação.

Além desses benefícios, a natação pode proporcionar uma melhora na circulação, equilíbrio muscular, capacidade aeróbica e flexibilidade muscular. Tudo isso sem causar impacto no corpo e sendo benéfico para todas as idades.

Veja mais!