Publicado por Ana Ligia

Com o intuito de informar e conscientizar a população sobre a segunda doença que mais mata pessoas em todo o mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o dia 8 de abril como o Dia Mundial de Combate ao Câncer.

Na data, várias organizações em todo o mundo se reúnem em prol da prevenção do câncer e prestam homenagem a todos os pacientes e familiares que diariamente enfrentam a luta contra a doença.

Tipos de câncer

Existe mais de 200 tipos diferentes de câncer, mas segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), os que mais afeta a população mundial são os de pulmão (1,8 milhão), mama (1,7 milhão), intestino (1,4 milhão) e próstata (1,1 milhão).

O dia Mundial de Combate ao Câncer é lembrado por organizações em todo o mundo

A data serve para lembrar da importância da luta contra a doença (Foto: depositphotos)

Já na população brasileira, os tipos de câncer que mais fazem vítimas são os de pele, próstata, mama, cólon e reto, pulmão e estômago, ocorrendo, somente entre 2016 e 2017, cerca de 600 mil casos novos das doenças.

Causas do câncer

Também é vasta a lista de possíveis causas do câncer. As probabilidades vão desde herança genética, mau hábitos alimentares, ambiente, tabagismo, obesidade, entre tantos outros.

Veja também: Entenda e conheça o que é a pílula do câncer

Dia Nacional de Combate ao Câncer

No Brasil existe ainda o dia Nacional de Combate ao Câncer, com a finalidade de mobilizar os brasileiros aos aspectos sociais e educativos no controle da enfermidade.

Como evitar o câncer

Para evitar o câncer é importante procurar manter uma vida saudável, obtendo uma alimentação rica em nutrientes, praticando diariamente exercícios físicos e mantendo-se longe de maus hábitos, como o excesso de álcool, exposição ao Sol e uso de cigarro.

Veja tambémHá risco de câncer a partir das carnes processadas?

Caso haja predisposição genética, consulte regularmente especialistas da área e realize exames periódicos para avaliar, combater e prevenir a manifestação da doença.

Veja mais!