Por Natália Petrin em 25/11/2015

Pertencente à ordem cetacea, a baleia azul, cujo nome científico é balaenoptera musculus, é o maior animal do Planeta, chegando ao comprimento de em torno de 30 metros, com aproximadamente 120 toneladas. As fêmeas, maiores que os machos, podem pesar até 130 toneladas.

Seu corpo é longo e esguio, apresentando diversos tons de azul-acinzentado, mas o ventre é, normalmente, mais claro.

Encontradas em todos os oceanos do mundo, exceto o Ártico, as baleias azuis migram durante o ano pelos oceanos, podendo ser encontradas em regiões próximas aos polos em busca de alimento ou ainda nas áreas tropicais e temperadas quando em período reprodutivo.

A baleia azul é um mamífero marinho que se encontra na Lista Vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), considerada como um animal ameaçado de extinção. Entre o final do século XIX e início do século XX, a caça era bastante comum, sendo mais um dos animais que acabam correndo risco de desaparecer devido à exploração decorrente da atitude dos homens. As baleias azuis, além da caça, sofrem com alguns problemas comuns, como colisões com navios ou capturas acidentais em redes de pesca.

A baleia azul: o maior animal do Planeta

Foto: Reprodução/ internet

Alimentação

Apesar de ser um grande animal, não se trata de um ágil predador que se alimenta de grandes animais. O animal se alimenta principalmente de pequenos crustáceos que são conhecidos como krill, semelhantes a pequenos camarões. Diariamente, uma baleia azul adulta come em torno de duas toneladas de krill.

O mamífero não possui grandes dentes, ao invés disso, possuem uma espécie de barba. Para alimentar-se, portanto, o animal ingere uma grande quantidade de água e crustáceos, e posteriormente começa a eliminar o excesso de água. A barba serve justamente para que seja eliminada somente a água, filtrando os crustáceos.

Reprodução

A maturidade reprodutiva do animal é alcançada em torno dos 10 anos de idade, e a gestação dura em torno de um ano. As jovens baleias, ao nascer, são alimentadas por um período aproximado de oito meses, e é comum que as fêmeas aguardem entre dois e três anos para ter uma nova gestação. Os bebês ganham cerca de 90 quilos por dia em seu primeiro ano de vida, consumindo mais de 600 litros de leite diariamente.

Curiosidades

O espiráculo, por onde a baleia azul respira, tem tamanho suficiente para que um bebê humano passe através dele, e o jato de ar expirado pela baleia pode chegar aos nove metros de altura. Sua boca é enorme e ela pode engolir mais água do que o peso de seu próprio corpo, enquanto a sua língua pode pesar mais que um elefante, e seu coração mais que um carro.