Publicado por Priscila Melo

Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil no dia 22 de abril de 1500, até hoje em muitos livros ao estudar a descoberta do Brasil temos a informação de que foi ele quem descobriu o Brasil. Mas há outras versões dessa mesma história, existem relatos de que o italiano Américo Vespúcio já havia ido ao Brasil em junho de 1499, o espanhol Vicente Pinzón passou por aqui dois meses após Vespúcio e Diego de Lepe, também espanhol passou no Brasil em 1500.

A chegada de Pedro ao Brasil

A chegada de Pedro Álvares ao Brasil

Foto: Reprodução

O rei de Portugal, D. Manuel I formou uma esquadra, que foi comandada por Pedro Álvares Cabral para conquistar o comércio do Oriente, pois Vasco da Gama já havia ido à Calicute, nas Índias, e quando voltou a Portugal trouxe muitas riquezas. No dia 09 de março Cabral sai de Lisboa com uma esquadra formada por 13 embarcações (3 caravelas e 10 naus), eram aproximadamente 1400 homens, entre eles marinheiros, cozinheiros, escrivães, padres, técnicos em navegação entre outros.

Devido a uma grande tempestade no meio do caminho, as embarcações tiveram que fazer um desvio do caminho que estava traçado para Calicute e acabaram chegando ao Brasil. No dia 22 de abril de 1500, mais precisamente, os portugueses encontraram o Brasil, o primeiro local a ser avistado recebeu o nome de Monte Pascoal, devido à época da Páscoa. Este local atualmente fica no litoral sul da Bahia. Alguns dias depois eles desembarcaram em um local que chamaram de Porto Seguro, que hoje é conhecido como Santa Cruz Cabrália, também localizado na Bahia.

Os primeiros dias no Brasil

Os portugueses ao desembarcarem no Brasil foram recebidos pelos indígenas. Nas cartas de Pero Vaz de Caminha ao rei era possível perceber o quanto os portugueses ficaram encantados com as belezas do lugar. Os índios, segundo Caminha, eram homens bons e sem maldade não tinham vergonha da nudez, não viam mal em andar sem roupa.

Dois dias depois, eles estabeleceram uma colônia de exploração. No dia 26 celebraram a primeira missa celebrada pelo frei Henrique Soares de Coimbra, facilitando assim a futura catequização dos índios. A segunda missa foi celebrada no dia 1º de maio. Nesta, Cabral oficializa a posse de Portugal sobre as terras brasileiras erguendo uma grande cruz de madeira com o brasão da família real.

Após a celebração de posse ser oficializada, os portugueses partiram para concluir sua jornada em busca da cidade de Calicute. Deixaram dois portugueses que haviam sido banidos de suas terras e partiram em direção às Índias. Uma das naus voltou a Portugal com algumas cartas escritas por Caminha informando as notícias ao rei.

Os nomes do Brasil

Até 1505, que foi o ano em que recebeu o nome de Brasil, esta terra possuiu vários nomes. Você sabia disso? Pois é, agora vamos conhecer um pouco mais da nossa terra. Os tupis a chamavam de Pindorama, que na língua deles significava “país das palmeiras”, os portugueses assim que chegaram aqui pensavam que era uma ilha e por isso deram o nome de Ilha de Vera Cruz, após perceberem que não era uma ilha, surgiram os nomes Terra Nova, Terra dos Papagaios, Terra de Vera Cruz. Em seguida deram o nome de Terra de Santa Cruz e por fim veio o nome Brasil devido a grande quantidade de árvores de pau-brasil, que eram muito utilizadas para tingir as roupas e outros tecidos da época.

Curiosidades

Há estudiosos que indicam que o português Duarte Pacheco Pereira já havia ido ao Brasil em 1498 por ordem do rei de Portugal. Alguns historiadores acreditam que Pedro Álvares Cabral tenha chegado aqui casualmente, porém há outros que acreditam que foi planejada essa exploração, pois Portugal tinha técnicas de navegação muito avançadas.

Dizer que o Brasil foi descoberto por Pedro Álvares Cabral já não é uma afirmação das mais corretas, pois sabemos que quando os portugueses chegaram ao Brasil essas terras já eram habitadas por vários povos indígenas. Estima-se que eram em torno de cinco milhões de indígenas espalhados em todo o território brasileiro. Desta forma, Cabral não descobriu o Brasil em 1500 e sim conquistou essa terra.

Veja mais!