Publicado por Priscila Melo

A cidade de Antenas é muito conhecida pelo seu desenvolvimento na área artística e cultural, seu povo tinha uma grande preocupação com o desenvolvimento intelectual. A civilização desta época era bem desenvolvida, na arquitetura podem-se destacar os belos templos que eram feitos em homenagem aos deuses da época, principalmente a deusa Atena, que era a protetora da cidade.

A democracia em Atenas

Foto: Reprodução

Os primórdios da democracia em Atenas

Você já deve ter ouvido falar em democracia, mas se não ouviu, vai aprender um pouco sobre este assunto agora. Esta palavra é de origem grega, onde demos significa povo e cracia significa governo, ou seja, democracia é o governo do povo. Foi em Atenas que surgiu o governo democrático, mas como isso aconteceu? Será que era uma democracia de verdade?

A história da democracia ateniense está diretamente ligada às transformações da sociedade e da economia.

Antes da democracia

No século VII a.C., a Cidade-Estado de Atenas foi governada por uma oligarquia, uma forma de governo em que o poder se restringia a poucas pessoas. A população daquela época vivia da agricultura, porém as terras férteis eram poucas e estavam nas mãos dos aristocratas. Eles eram um pequeno grupo de famílias que possuíam os maiores e melhores lotes de terras, também eram conhecidos por “eupátridas” ou “bem-nascidos”.

Com essa desigualdade na divisão de terras, os pequenos agricultores tinham cada vez mais dificuldade para sobreviveram do que era produzido e ao mesmo tempo em que isso acontecia a população da Cidade-Estado passava a aumentar. Para que tivessem produção em suas terras os agricultores precisavam investir, como tinham condições financeiras acabavam recorrendo aos empréstimos. Muitas vezes eles não conseguiam pagar e acabavam perdendo tudo que possuíam, se tornando dessa forma escravos por dívidas.

Devido a grande quantidade de agricultores que estavam prestes a virar escravos por dívidas e comerciantes que estavam possuindo um poder econômico cada vez maior a política ateniense começou a passar por mudanças. Esses dois grupos, os agricultores e comerciantes, passaram a exigir a participação nos processos decisórios da vida política ateniense, e também a revisão do poder político, por conta destas desigualdades sociais.

As fases até a democracia

A democracia ateniense foi constituída no período de 510 a.C. a 404 a.C., durante esse período toda a organização política ficou sendo nessa forma de governo. Mas antes de chegar nesse período, aconteceram algumas coisas importantes que você saberá a seguir.

Em 621 a.C., Drácon resolveu estabelecer um conjunto de leis escritas que dariam lugar às leis orais, retirando apenas o total controle das mãos dos eupátridas.

A partir de 594 a.C., Sólon, o novo legislador eliminou a escravidão por dívidas e resolveu dividir a população ateniense por meio do poderio econômico de cada indivíduo. Ele também criou a Bulé, que era um conselho composto por 400 membros que eram responsáveis por administrar a cidade, e a Eclésia, que foi uma Assembleia em que os cidadãos atenienses poderiam discutir e votar as leis criadas pela Bulé. Porém nem todos podiam participar. Só os homens, filhos de pais e mães atenienses e com mais de 18 anos podiam fazer parte da Eclésia.

Em 510 a.C., Clístenes, considerado o “pai da democracia”, teve entre suas medidas de mudança a divisão da cidade em 10 tribos e cada tribo tinha seus principais representantes, originando a democracia representativa. Ele ainda aumentou o número de membros da Bulé que era de 400 para 500 e a Eclésia passou a ter mais poderes nas decisões, como poder votar e fiscalizar as propostas da Bulé.

Outro acontecimento importante foi a criação do ostracismo, esta medida foi criada para evitar que a democracia fosse atacada. As pessoas votavam em que um indivíduo que era considerado uma ameaça ao governo democrático fosse exilado ou não de suas terras, esse voto era feito em uma concha ou pedaço de cerâmica. O ostracismo foi a forma mais segura que os atenienses encontraram de proteger a democracia.

A democracia fez com que Atenas evoluísse social, econômica e culturalmente, porém quando se trata da evolução política se referindo a democracia percebemos que o governo não era tão democrático, pois excluía quase 90% da população de participar das decisões políticas. Você acha que vivemos em uma sociedade democrática? Pense nisso.

Veja mais!