Publicado por Anna de Cássia

Você já tentou dividir algum número por zero? Não sabe como? Vamos fazer um teste. Abra a calculadora do seu computador e tente dividir qualquer número que você quiser por zero. E ai, qual o resultado? Provavelmente apareceu uma mensagem na calculadora, dizendo que é impossível dividir por zero. Mas por que não pode? Você não consegue entender? Calma! A explicação é bem simples e depois que ler você vai entender tudo.

A divisão por zero

Foto: Reprodução

Como se faz uma divisão?

Para entender por que não pode dividir por zero, primeiro vamos relembrar como é que se faz uma divisão. Toda divisão precisa ter um dividendo, um divisor e um quociente.

Como se faz uma divisão?

Foto: Reprodução

Quando nós estamos fazendo uma divisão, buscamos o valor do quociente, esse é o resultado da divisão. E se você se lembrar, o valor do quociente multiplicado pelo número do divisor é igual ao número do dividendo, certo?

E então, você acha que seria possível encontrar algum número do quociente que no final, ele multiplicado por zero tenha um resultado igual ao número do dividendo?

Regras da multiplicação

Para responder à pergunta acima, precisamos lembrar algumas regrinhas da multiplicação. Quando você tenta multiplicar um número por zero, qual é o resultado que vai dar? Isso mesmo, o resultado sempre será zero.

  • 2 x 0 = 0
  • 14 x 0 = 0
  • 1 x 0 = 0

Por que não se pode dividir por zero?

Depois de lembrar tudo isso de cima, você vai entender: ao tentar dividir um número por zero, quando fossemos multiplicar o quociente pelo divisor, que é zero, o resultado sempre seria zero, e nunca seria o número do dividendo. Por causa disso, é impossível dividir qualquer número por zero.

Este fato tornou-se uma regra matemática para a divisão, e é muito importante saber disso na hora da prova. Se você tem algum coleguinha que também não sabe que não é possível dividir por zero, mande-o ler esse texto para entender também, e todos se saírem bem na prova!

Entenda de uma forma mais fácil

Se você tem 6 pirulitos e a sua mãe te mandar dividir com sua irmã, você vai dividir 6 por 2, e cada um ficará com 3 pirulitos, certo? E se você tiver 6 pirulitos, e a sua mãe te mandar dividir pra ninguém? Esse ninguém significa zero, e nem você nem sua irmã receberiam pirulitos. Por isso não se pode dividir algo para ninguém, é preciso ter pelo menos uma pessoa para dividir algo.

Veja mais!