Publicado por Katharyne Bezerra

Hoje nós temos bicicletas, carros, motos, navios, aviões e mais um infinidade de meios de transporte. Conseguimos ir para qualquer lugar do mundo sem gastar muita energia, não é verdade? Pois bem, mas nem sempre foi fácil assim, o que vemos atualmente é um reflexo da tecnologia que foi desenvolvida com o passar dos anos em todo o mundo.

Os navios, por exemplo, são feitos de aço, possuem guias e motores que ajudam o capitão a comandar e dirigir os sentidos desse meio de transporte. Antigamente, entre os séculos 15 e 16, eles não existiam e o mar era um grande desconhecido para a população. Foi então que deram início as grandes navegações e as descobertas marítimas, proporcionadas pelas caravelas.

A história das caravelas: os navios de antigamente

Foto: Pixabay

As características das caravelas

Criadas pelos portugueses, as caravelas serviriam para acabar com o medo que as pessoas tinham do mar e também para descobrir novos territórios. Elas eram feitas totalmente de madeira e mesmo assim tinham a capacidade de carregar centenas de homens e toneladas de cargas, isso sem deixar que a água invadisse o transporte.

Comparada aos navios luxuosos de hoje em dia, as caravelas são muito frágeis, mas para a época foram a grande sensação e as responsáveis por várias descobertas históricas para a humanidade. Tinham velas, que serviam para mover o transporte aproveitando a direção do vento. Ainda nessas embarcações haviam porões, que davam mais peso para elas, pois lá eram depositadas pedras e balas de canhão. Com isso, as caravelas pesavam em torno de 100 a 400 toneladas.

A importância das caravelas na história

Os europeus viram nas caravelas a oportunidade de realizar comércios entre regiões distantes. Assim, elas serviam de meio de transporte para especiarias asiáticas como pimenta, gengibre, noz moscada, açafrão, cravo, canela e seda. Além disso, os grandes donos das esquadras de caravelas, à exemplo de Portugal, Espanha, Holanda, Inglaterra e França, conseguiram encontrar terras antes desconhecidas.

O território brasileiro, por exemplo, habitado por índios era desconhecido pela Europa, mas através das caravelas Pedro Alves Cabral conseguiu chegar ao Brasil e avisar aos portugueses sobre as terras novas, em 1500. E outros países também foram descobertos dessa maneira.

Um fato curioso envolvendo essas embarcações é que existiam piratas nessa época e que tinham em suas caravelas canhões, que serviam para atacar e se defender de outros ataques. Eles roubavam outras navios e até mesmo algumas regiões.

Veja mais!