Publicado por Katharyne Bezerra

Todo aglomerado de pessoas que decidem morar em um determinado local depende de dois aspectos para existir concretamente, são eles: aspectos humanos e os físicos. O primeiro corresponde aos pontos culturais, sociais, políticos e econômicos de um povo. Já o segundo se refere as características da localidade, bem como os rios, arquiteturas, ruas etc. Então, para uma comunidade surgir e se desenvolver até formar uma cidade, é necessário que esses tópicos coexistam, ou seja, existam ao mesmo tempo.

Neste artigo, vamos abordar a temática das ruas. O que são, Como elas se formam, como é escolhido os seus nomes, por que elas existem e outras curiosidades que englobam esse tema. Fique atento e tire suas dúvidas à respeito desse assunto.

A história das ruas

A história das ruas no Brasil

Foto: Pixabay

Já imaginou onde ficariam as casas se não não fosse as ruas? Por onde as pessoas iriam transitar entre a casa, a escola ou o trabalho? Como os veículos iriam passar?

Como em todo lugar do mundo, a história das ruas no Brasil se confundem e se mesclam com a histórias das pessoas. Isto ocorre porque as ruas passam a existir para facilitar a vida da população de determinada localidade, por isso um conceito básico: não há rua, sem que haja pessoas. As ruas são onde várias gerações convivem.

Com o tempo, as ruas passaram por diversas transformações que são direcionadas por mudanças geradas na sociedade. As casas eram mais precárias, as ruas nem sempre eram asfaltadas e a quantidade de carros era bem menor. Atualmente, há muito trânsito, as ruas são asfaltadas ou calçadas e as casas são mais luxuosas, e, por vezes, dão lugar a grandes prédios. Em outras palavras, pode-se dizer que a história da ruas é um reflexo da história da humanidade.

Para entendermos melhor, basta olhar em volta nas suas ruas. Em alguns locais, a arquitetura das casas revelam um passado histórico daquela região. Além disso, com um a breve conversa com alguém mais velho é possível saber quais as diferenças entre as ruas de séculos atrás e as mais recentes.

Como surgem os nomes das ruas?

Geralmente, os nomes das ruas são escolhidos através de momentos ou personalidades importantes para aquela localidade. Por exemplo, 15 de novembro (proclamação da república), 7 de setembro (independência do Brasil), Tiradentes (homenagem ao herói da inconfidência mineira), Getúlio Vargas (Presidente da república) etc. Além disso, as ruas podem ter nomes de números, como rua 1 ou rua 10, entre outros.

Esses nomes, porém, não são escolhidos aleatoriamente. Na verdade, há duas formas de escolher um nome para determinada rua. Ou as pessoas escolhem e levam a solicitação para a Câmera de Vereadores ou os próprios vereadores escolhem, ambas as situações por meio de votação.

Veja mais!