Publicado por Débora Silva

A água é composta por dois elementos químicos, o oxigênio e o hidrogênio, e é a substância mais abundante do planeta, sendo encontrada nos oceanos, lagos, chuvas, no solo, nos lençóis freáticos, nas calotas polares etc. Além disso, ela também é encontrada na constituição do nosso corpo (cerca de 60% do corpo humano é formado por água) e de outros seres vivos. Cerca de 70% da superfície do planeta Terra é composto por água, porém, apenas 4% da água é doce, ou seja, própria para o consumo.

Por isso, é fundamental que nós, seres humanos, usemos esta substância tão essencial à nossa vida de forma racional, com inteligência e consciência.

A importância da água

Foto: Reprodução

Os principais usos da água

Além de ser abundante no planeta e na constituição dos seres vivos, sendo de vital importância para a vida na Terra, a água é necessária para hidratar o nosso organismo, para irrigação na agricultura (produção de alimentos) e na pecuária (criação de gado), geração de energia nas usinas hidrelétricas, preparação de alimentos, fabricação de remédios, limpeza do corpo, das roupas e dos lugares em que vivemos, funcionamento dos ecossistemas aquáticos e terrestres etc.

A preservação e a poluição da água

Como já foi dito, embora a água seja abundante no nosso planeta, apenas uma pequena quantidade dela está disponível para os seres vivos, pois grande parte está nos oceanos ou congelada.

Além disso, a distribuição da água pelo planeta não é feita de forma regular, de modo que ela é escassa em alguns lugares. Existem algumas medidas para tentar sanar o problema, como a construção de represas, lagos, açudes e canais para beneficiar as áreas secas. No entanto, existe, ainda, outro problema: a poluição da água. Com o crescimento populacional e o mau uso, a água tem sido desperdiçada e poluída por pesticidas, esgotos, lixo e produtos químicos tóxicos, diminuindo ainda mais a porcentagem de água disponível para os seres humanos, animais, plantas e todos os outros seres vivos, comprometendo a vida. Cuidar da água e usá-la de forma sustentável, preservando-a, é uma preocupação urgente de uma sociedade responsável. É preciso criar a consciência da importância de cuidar bem desse precioso bem natural.

Para evitar o desperdício, cada um de nós pode tomar certas medidas, tais como: não deixar a torneira aberta enquanto escovamos os dentes, tomar banhos rápidos, fechar bem a torneira, reaproveitar a água de aquários e de cozimentos de comida (como ovos e legumes) para regar as plantas do jardim, dentre outras.

Veja mais!