Publicado por Katharyne Bezerra

Atividade física é qualquer movimento corporal que resulta em gasto de energia e existem diversos tipos de exercícios, que são indicados para cada pessoa levando em consideração a sua rotina, peso, tamanho e, principalmente, idade. Quem não pratica nenhum tipo de atividade física é chamado de sedentário e está mais propenso a desenvolver problemas de saúde.

Para manter o corpo sempre saudável, a auto-estima elevada e a saúde em dia, praticar exercícios é muito importante. Essas atividades, se associadas a uma boa alimentação, elimina a possibilidade do surgimento de doenças graves, como a obesidade que afeta milhares de crianças no mundo todo.

A importância do exercício físico para o corpo

As atividades físicas têm o poder de interferir no nosso corpo, mas também no social e no espiritual. Elas melhoram o funcionamento da circulação sanguínea, fortalecem o sistema imunológico, evita o surgimento de doenças cardíacas, ajuda as pessoas que querem emagrecer a alcançarem esse objetivo, fortalecem os ossos e as articulações, favorecendo em crianças um crescimento saudável e em idosos proporciona uma boa qualidade de vida. Ainda melhoram a postura, diminui o cansaço e o estresse, e há um maior desenvolvimento mental.

A importância da atividade física

Foto: Pixabay

Além disso, alguns exercícios conseguem aumentar o metabolismo, melhora a coordenação e o equilíbrio, aumenta a disposição, o humor, a auto-estima e ainda melhora a imagem corporal. Dependendo da atividade, ainda trabalha o social das pessoas, fazendo com que os praticantes se conheçam, conversem, façam amizades e ainda se respeitem.

Algumas atividades físicas

  • Esportes, como futebol, basquete, handebol, vôlei, natação etc.;
  • Danças;
  • Lutas, como a capoeira, judô, karatê etc.;
  • Pedalar de bicicleta;
  • Fazer caminhadas ou corridas;
  • Brincadeiras populares: pular corda, pique-esconde etc;

Atividades físicas e uma boa alimentação

Um treinamento intenso e exercícios bem feitos vão por água a baixo quando a alimentação não é adequada. Isso acontece corriqueiramente, com o advento do fast-food, em que as pessoas deixaram de se alimentar da forma correta, principalmente as crianças. Por essa razão, as atividades físicas devem estar acompanhadas de boas refeições, como verduras, legumes e frutas. Doces, refrigerantes e alimentos muito gordurosos devem ser eliminados das dietas, pois, somente assim os objetivos são alcançados de forma mais rápida e com muito mais saúde

Veja mais!