Publicado por Natália Petrin

Sol é como chamamos a estrela central do sistema solar, que tem papel fundamental na existência de todos os seres vivos, não apenas por ser fonte de luz e calor, mas por diversos outros motivos.

É importante, inclusive, para o movimento dos oceanos, formação dos ventos e ciclo da água, sendo responsável também pelas chuvas. Mas o que mais?

Importância da luz solar

A luz do Sol tem extrema importância para a sobrevivência de diversos seres vivos, como é o caso, por exemplo, dos vegetais, que só conseguem realizar a fotossíntese por meio da luz.

A importância do sol para os seres vivos

Foto: Pixabay

De diversas intensidades que podem variar de acordo com a época do ano, a luz solar é, no outono e no inverno, menos intensa e por menos tempo, já que os dias são mais curtos, enquanto no verão e na primavera, temos a luz por mais tempo, uma vez que os dias também são mais longos.

O calor é responsável por favorecer a ação das enzimas que estão presentes não só nas plantas, mas também nos animais. E com isso, ajudam a acelerar a quebra de moléculas de proteínas. Alguns animais são pecilotermos, como peixes, anfíbios e répteis e, com a temperatura ambiental mais elevada, melhoram sua atividade metabólica.

Para as plantas, é essencial para a fotossíntese que nada mais é do que a transformação de gás carbônico e água em glicose, lipídeos, proteínas, vitaminas, ácidos nucléicos e oxigênio.

Primavera

Durante a primavera, a intensidade e quantidade de luz solar são maiores do que todas as épocas do ano e, com isso, a temperatura também aumenta. Pode-se ver também que durante essa época do ano em que as plantas florescem e ficam mais bonitas, produzindo também sementes e frutos que alimentam os animais, que também aproveitam a época do ano para reproduzirem-se, já que terá alimento para os filhotes e adultos. A primavera é, por isso, conhecida como a época da vida nova e do renascimento.

Seres humanos

Para as pessoas, a luz solar também é de grande importância, uma vez que nossos ossos precisam da vitamina D, que somente é ativada com a exposição ao sol, para manter-se mais fortes.

Veja mais!