Publicado por Lia Vieira

Você consegue imaginar este planeta sem animais? Talvez você nunca tenha pensado a respeito disso, no entanto os animais estão sempre presentes em nosso cotidiano e muitas vezes não damos conta de sua presença.

Se estendermos essa pergunta ao universo ecológico, vamos perceber que sem os animais habitando o planeta Terra a vida simplesmente iria se extinguir. Vamos nos aprofundar um pouco mais no assunto ao longo deste texto e compreender juntos a importância dos animais.

Equilíbrio na Terra

Os animais cumprem um papel muito importante para o equilíbrio do planeta, pois são os principais responsáveis pela respiração, fenômeno capaz de equilibrar a fotossíntese. Mas de que forma?

A fotossíntese precisa de luz solar, água e gás carbônico para produzir açúcares. Os animais, ao respirarem, quebram essas moléculas e absorvem a energia armazenada, liberando a água e o gás carbônico novamente (fundamental para a vida vegetal).

E, embora as plantas também respirem, sua liberação de gás carbônico é mais lenta. Em um ambiente sem animais haveria uma forte tendência ao gás carbônico se fixar nas plantas, interrompendo a fotossíntese e aumentando o efeito estufa produzido pela camada de gás carbônico.

Controle vegetal

Os animais também são importantes para garantir o controle vegetal; os herbívoros são consumidores de plantas e trabalham na renovação do ciclo de vida vegetal.

A importância dos animais

Foto: Reprodução

Controle marinho

Aqui os animais são responsáveis pelo controle de salinidade da água: fixando parte dos sais dissolvidos em seus corpos, eles impedem que a salinidade atinja níveis que possa extinguir a vida no mar.

Símbolo de força

Culturalmente, os animais representam para muitas culturas um símbolo de força da natureza, e ocupam um papel fundamental na mitologia e na história de diversas civilizações e tradições.

Animais alertam problemas causados pelo homem

Espécies daninhas que surgem em grande escala em uma determinada região são consequência de algum erro humano, e sua ocorrência é um sinal de alerta.

Como, por exemplo, o aparecimento exagerado de baratas e ratos, sinônimo de mau manejo do lixo e esgotos.

Animais são fontes de alimentos

Animais possuem um papel fundamental na vida humana. Na agricultura, por exemplo, são fontes de tração de alimentos, além de produzirem leite, lã e ovo, entre outros.

Os animais também estão vinculados aos esportes e até mesmo a atividades de lazer e companheirismo.

Estudos científicos e cura para doenças

Nos animais que são testados todos os tipos de medicamentos, remédios e vacinas até serem aprovados e aplicados nos seres humanos.

Crueldade com animais

O nosso futuro está relacionado à maneira com que tratamos as criaturas mais fracas. Muito embora frequentemente pensemos em nós mesmos como seres civilizados, em muitas situações essa crença é posta em dúvida, a exemplo da crueldade que infligimos com milhões de animais.

Se consideramos a escravidão atualmente um horror, e achamos complicado compreender como tais práticas duraram por tanto tempo, necessitamos dar o próximo passo, afastando-nos da escravidão animal.

Veja mais!