Por Katharyne Bezerra em 29/11/2016

Para escrever um bom texto é preciso, antes de tudo, definir qual o objetivo dele e a partir disso escolher o gênero textual que mais combina com a formação que ele vai ter em sua estrutura.

Existem muitos tipos de gêneros textuais, dentre eles estão: receita culinária, lista de compras, carta, reportagem, e-mail, cartaz e outros. A função desses escritos é estabelecer alguma comunicação entre o emissor, quem escreve a mensagem, e o receptor, quem ler/ver/escuta o comunicado.

Para que essa comunicação seja feita sem ruídos, faz-se necessário alguns elementos na construção do texto. Neste artigo, vamos entender como funciona a estrutura de um conteúdo para o gênero cartaz. Modalidade muito encontrada nas ruas ou em instituições e que sempre traz uma informação para seus leitores.

Como fazer um cartaz?

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Foto: depositphotos

A diversidade de cartazes é surpreendente, podemos encontrá-los em forma de textos, imagens ou com a junção dessas duas modalidades e a esses tipos damos o nome de linguagem verbal, não-verbal ou mista, respectivamente. Um cartaz tem características bem específicas, o conteúdo deve ser claro, objetivo, breve e atrativo, a fim de chamar a atenção do olhar das pessoas. Além disso, as letras desses meios de comunicação devem ser em tamanhos grandes para que possam ser lidas a certa distância.

Por exemplo, quando estamos andando na rua não paramos para ler o que está escrito em um papel fixado em um poste, não é mesmo? A ideia dessa modalidade é fazer com que os leitores vejam e leiam o assunto exposto ao mesmo tempo em que eles andam em direção aos seus compromissos, assim eles recebem a informação sem precisar atrapalhar a correria do seu dia a dia.

Quando e onde utilizar cartazes?

Cartaz é usado quando desejamos divulgar algo, alguém ou alguma coisa. Isso quer dizer que cartazes ajudam a divulgar eventos de lançamento de empresas ou de obras, festas em determinada região. Além disso serve como divulgação de pessoas no meio da política, um músico ou qualquer outra personalidade importante. Abriga como objetivo também disseminar campanhas de organizações não governamentais (ONG’s), fazer propagandas de estabelecimentos e instituições etc.

Escolher os lugares certos para fixar os papeis é uma tarefa muito importante, e é um fator decisivo para alcançar o objetivo divulgado. Por isso, deve-se optar por locais estratégicos, onde passem muitas pessoas, para que o cartaz seja percebido e onde ele tenha uma fácil visualização.

Veja alguns exemplos de cartazes:

VERBAL

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NÃO-VERBAL

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MISTA

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