Por Débora Silva em 10/05/2016 (atualização: 13/05/2016)

Nos dias atuais é muito difícil encontrar alguém que não esteja conectado a uma rede social, não é verdade? Neste universo, é muito comum encontrarmos a expressão “hashtag”.

As hashtags são formadas por uma palavra-chave antecedida pelo símbolo # (cerquilha, popularmente conhecido no Brasil por “jogo da velha” ou “quadrado”) e são amplamente utilizadas nas redes sociais, especialmente no Twitter e no Instagram.

Para que servem as ‘hashtags’?

As hashtags servem para categorizar os conteúdos publicados nas redes sociais, proporcionando uma interação com os outros usuários que estão interessados no assunto publicado.

Ao utilizarmos uma hashtag em qualquer publicação, o conteúdo ficará disponível para quaisquer usuários que estejam interessados no mesmo assunto, permitindo que as pessoas curtam, façam comentários ou compartilhem o conteúdo. Assim sendo, este tipo de marcação serve para associar uma informação a um tópico ou discussão.

A palavra tag significa “etiqueta” e faz referência às palavras relevantes e, ao serem associadas ao símbolo #, se tornam hashtags, que são os links indexáveis pelos mecanismos de busca.

Ilustracao com o símbolo e palavra hashtag

Ilustração: Pixabay

Uma hashtag é transformada em hiperlink e, ao clicarmos sobre ela, poderemos visualizar informações, imagens, vídeos etc. que estejam relacionadas com elas, e que também podem ser indexados por motores de busca na Internet, como o Google. Desta maneira, os usuários podem procurar por determinado assunto pela respectiva hashtag, não apenas na própria rede social, mas também em sites de buscas como o Google.

É importante ressaltar que muitas pessoas costumam nomear o símbolo # como hashtag, mas isto é incorreto.

As hashtags surgiram e se popularizam no Twitter, mas, atualmente, elas estão disponíveis em várias outras redes sociais, como o Facebook, Tumblr, Google +, YouTube, Pinterest e Instagram. Com a utilização destes compostos, as pessoas e empresas podem alcançar um público maior com as informações divulgadas em suas redes sociais, sendo possível um maior controle do que está sendo comentado sobre determinado tema.

Devido à grande utilização, o termo hashtag foi adicionado no dicionário da língua inglesa Oxford, em junho de 2014.

As mais populares hashtags

As hashtags são frequentemente utilizadas pelos usuários do Twitter, onde elas ficam agrupadas nos “Trending Topics” ou “Assuntos do Momento”. Confira a seguir algumas das hashtags mais populares, não apenas no Twitter, mas também em outras redes sociais:

  • #bestoftheday – A melhor publicação do dia.
  • #instagood – Utilizada no Instagram para indicar quando o usuário sente orgulho da foto que publicou.
  • #regram – Repor uma imagem que alguém já tinha postado.
  • #tbt – Sigla em inglês para “Throwback Thursday” (“voltar no tempo”). É utilizada quando o usuário publica uma foto antiga.