Publicado por Natália Petrin

Você já deve ter ouvido nos programas de rádio ou de televisão a frase “Ao persistirem os sintomas, procure orientação médica” ou algo parecido, certo? Isso é usado constantemente em anúncios de medicamentos, aparecendo em uma tela azul como uma forma de alertar ao consumidor que, se os sintomas para os quais o medicamento está sendo usado não passarem, ele deve procurar o médico.

Mas existe ainda por trás dessa frase uma consideração linguística não conhecida por todos.

Qual a forma correta?

Você já parou para pensar se essa frase está sendo usada corretamente? Não existe, na verdade, certo ou errado, pois as duas frases estão corretas, mas cada uma delas possui um significado diferente.

A persistirem ou ao persistirem?

Foto: Reprodução/ internet

Quando usamos “A persistirem os sintomas”, estamos usando a preposição “a” que é usada para introduzir uma oração com ideia de condição, ou seja, uma oração condicional. Nesse caso, podemos substituir essa preposição por outra que seja equivalente, como é o caso de “se”, não havendo nenhuma alteração no significado: “Se persistirem os sintomas, procure um médico”.

Quando falamos, no entanto, “Ao persistirem os sintomas”, existem uma alteração de significado. Vamos entender o motivo?

O verbo persistirem está no modo infinitivo e está sendo introduzido por “ao”, o que faz com que constitua uma oração temporal que pode ser substituída pelo advérbio de tempo “quando”.

No primeiro caso, “se” e “a” indicam uma condição: Caso os sintomas continuem, você deverá procurar orientação de um médico. E no segundo caso, em contrapartida, indica uma condição temporal.

A ou Ao

A frase que é amplamente usada na mídia indica uma condição. Analisando as duas possibilidades de forma mais simplificada, entenderemos a melhor forma de se usar:

A – condição. Pode ser substituído por caso ou se.

AO – tempo. Pode ser substituído por quando.

O ideal, nesse caso, para alertar quanto ao uso do medicamento, seria usar “Se persistirem os sintomas”, pois é ela que representa de forma mais objetiva e clara de expressar o que realmente se quer dizer.

Veja mais!