Publicado por Natália Petrin

No litoral, é comum o clima mais quente, em regiões que são mais baixas, e nas montanhas, locais mais altos, comumente há neve. Isso se deve justamente ao assunto do texto de hoje: a relação entre a altitude e o clima. O fato é que quanto mais alto estivermos, mais frio estará e quanto mais baixo, mais quente. Mas por que?

Clima

O clima nada mais é do que o conjunto de condições atmosféricas que caracterizam uma determinada região.

Existem muitos fatores que influenciam o clima, e entre eles estão a latitude, os ventos e massas de ar, umidade, chuvas, maritimidade, continentalidade, temperatura dos oceanos, entre muitas outras coisas. Entre elas, está a altitude.

A relação entre altitude e clima

Foto: Reprodução/ internet

Altitude

Chamamos de altitude a distância vertical que existe entre um determinado ponto e o nível médio do mar. A altitude e a temperatura são grandezas inversamente proporcionais: em que a altitude é maior, a temperatura é menor e vice-versa.

Altitude e clima

Quando falamos em lugares altos serem mais frios e os mais baixos mais quentes, estamos nos referindo a um efeito da pressão atmosférica. Isso ocorre por causa da força da gravidade, que puxa as moléculas de ar sempre pra baixo. As regiões de menor altitude, portanto, ficam com mais dessas moléculas, aumentando a pressão atmosférica – o “peso” do ar -, contribuindo para o aumento da temperatura.

Além disso, a temperatura da superfície influencia no clima: o calor proveniente dos raios solares bate no chão e o esquenta. O calor, em seguida, é disseminado pela área ao redor e esquenta as partes mais baixas. Os pontos mais altos não recebem esse reflexo de calor e, portanto, acabam ficando mais frios.

Os locais mais próximos ao mar ou ao nível do mar têm menores altitudes e sofrem uma maior pressão atmosférica. É por isso que as praias normalmente são bem mais quentes.

As regiões mais altas também possuem, normalmente, maior incidência de ventos e precipitações que podem vir na forma de chuva ou neve, fator que também influencia na temperatura relacionada à altitude.

Veja mais!