Publicado por Natália Petrin

Você já deve ter saído passear com seus pais ou amigos e familiares e percebeu que nas ruas havia movimento: carros, pessoas, comércio que giravam em torno de pessoas indo trabalhar, estudantes indo para a escola, além de pessoas transitando para todos os lados por motivos diversos.

A rua é um espaço público, e é por isso que vemos tantas pessoas andando por lá. Ela pertence à todos nós, mas é administrada pelo governo, por isso que existem calçadas e as ruas, em sua maioria, são asfaltadas.

Nas ruas, encontramos edifícios comerciais e residenciais, praças, avenidas, casas, condomínios, parques, quadras e diversas outras coisas. Cada uma delas possui um endereço próprio, do mesmo jeito que você, em sua casa, tem um endereço.

A rua: um tipo de espaço público

Foto: Pixabay

Endereços

Quando você vai até a casa de um amigo para brincar, estudar ou fazer um trabalho do colégio, precisa anotar o endereço dele para que seus pais possam te levar até lá, certo? Assim fica mais fácil encontrar o lugar onde ele mora.

Os endereços são formados por nome de rua, avenida ou alameda, além do número do lote, número da casa ou do prédio – e nesse caso, número do apartamento –, nome do bairro ou setor e o CEP – código de endereçamento postal –.

Avenidas

Avenida é o nome que recebem as ruas de maior importância nas cidades, possuindo mais movimentação que as ruas, e dando acesso aos lugares mais admiráveis. Essas, normalmente, são mais largas e bastante compridas. Algumas delas constituem centros financeiros para as cidades, pois são nelas que se encontram as principais empresas e bancos, como é o caso, por exemplo, da Avenida Paulista, em São Paulo.

Alamedas

As alamedas, por sua vez, são ruas ou avenidas que contam com árvores nas calçadas. Nelas, normalmente estão localizadas as praças públicas que, bastante arborizadas, contam ainda com bancos de madeira ou de pedra para que a população transeunte possa descansar. Existem cidades em que as alamedas são usadas, inclusive, como pontos de feiras artesanais aos finais de semana, o que garante a movimentação do local.

Veja mais!