Publicado por Débora Silva

As dúvidas de grafia são bastante comuns, especialmente quando envolve algumas palavras e expressões que são escritas quase da mesma maneira, como é o caso de “à vista”, “a vista” ou “avista”. Você já se perguntou sobre a grafia correta dessas palavras?

Essa é uma dúvida bastante recorrente entre os falantes e estudantes do nosso querido idioma, por isso, tentaremos esclarecer a diferença neste artigo.

Primeiramente, você deve saber que, segundo a norma culta da língua portuguesa, as três formas existem e estão corretas.

“À vista”, separado e com crase

Com acento indicador de crase, a expressão “à vista” é uma locução adverbial utilizada no sentido de “na presença”, “diante dos olhos”, “de imediato”. A expressão indica que algo ocorreu ao alcance da vista, na presença de alguém. É comumente utilizada para referir-se a um pagamento integral feito no momento da compra.

"À vista", "a vista" ou "avista": Qual a forma correta? Entenda

Confira atentamente os exemplos a seguir:

-Terra à vista!
-Comprei o fogão à vista.

Atenção! É importante ressaltar que a crase costuma ser utilizada em “pagamento à vista”, mas o acento grave não deve ser usado em “pagamento a prazo”, uma vez que “prazo” é uma palavra masculina.

“A vista”, separado e sem crase

A expressão “a vista”, sem crase, é a junção do artigo definido “a” com o substantivo comum feminino “vista”. Está associada à visão, aos olhos, o ato de ver ou a paisagem.

Observe os exemplos a seguir:

-A vista do mirante das Lajes é espetacular!
-Estou com a vista cansada.

“Avista”, junto

A palavra “avista” é uma conjugação do verbo “avistar”, referindo-se ao ato de alcançar com a vista. Trata-se do verbo “avistar” conjugado na 3ª pessoa do singular do presente do modo indicativo ou na 2ª pessoa do singular do modo imperativo.

“Avistar” é sinônimo de “ver”, “olhar”, “enxergar”, dentre outros.

Confira os exemplos a seguir:

-Da janela lateral, Raquel avista toda a praça da cidade.
-Rafael sempre avista o avô subindo a ladeira.

Confira a conjugação do verbo “avistar” a seguir:

Eu avisto
Tu avistas
Ele/Ela avista
Nós avistamos
Vós avistais
Eles/Elas avistam

 

*Débora Silva é graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas).

Veja mais!