Publicado por Nicoli Tomazella

Foi no ano de 1888, que através da Lei Áurea ocorreu a abolição da escravidão no Brasil.

A abolição da escravidão no Brasil

Foto: Reprodução

Os escravos no Brasil

Quando os portugueses chegaram ao Brasil buscaram formas de escravidão nos índios nativos da região. Porém os religiosos católicos interviram e condenaram a escravidão dos indígenas. Os portugueses então buscaram negros africanos e os trouxeram ao Brasil para serem seus escravos. Foi a partir daí que começou a vinda de escravos africanos ao Brasil.

Os escravos foram trazidos ao Brasil em navios negreiros e, devido às péssimas condições, muitos morreram durante a viagem. Ao chegarem ao Brasil, eram vendidos como mercadorias pelos senhores de engenhos e fazendeiros, que os tratavam de forma cruel e violenta. A economia do Brasil dependia exclusivamente do trabalho escravo, por isso a permanência da escravidão no país por muitos anos.  A libertação dos escravos deveria ser feita de forma lenta, segundo alguns políticos da época.

O início do processo de abolição no Brasil

Começou na segunda metade do século XIX como surgimento do movimento abolicionista, que visava a libertação dos escravos. Algumas das medidas tomadas foram contratar trabalhadores e imigrantes estrangeiros assalariados e a substituição dos primitivos engenhos, diminuindo o número de escravos neles.

Em 1845 os ingleses impuseram uma lei que realizava a prisão de todo navio que carregava escravos, diminuindo a vinda deles ao Brasil. Em 1850, aqui no Brasil, foi aprovada a Lei Eusébio de Queiroz, essa lei proibiu definitivamente a vinda de escravos para o país. A partir de então várias leis abolicionistas foram surgindo tais como A Lei do Ventre Livre, essa lei foi no ano de 1871 e dizia que todos os filhos de escravos nascidos a partir daquele ano estariam livres, porém só estariam livres a partir dos 21 anos, enquanto isso era explorado junto aos outros escravos.

Em 1885, a Lei dos Sexagenários deixava em liberdade os escravos de mais de 60 anos. Essa lei teve um impacto pequeno, pois se colocarmos no papel um escravo idoso daria mais despesas do que lucro para seu proprietário, e o número de escravos idosos era pequeno já que a média de idade na época era de 45 anos.

Por fim, a Liberdade

Como podemos notar o processo para a abolição da escravatura foi intenso e demorado. Foi somente no dia 13 de maio de 1888, que a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea que estabelecia o fim da escravidão no Brasil.

Veja mais!