Publicado por Katharyne Bezerra

O português é uma das línguas mais difíceis do mundo, por exemplo um simples acento pode mudar todo o sentido da palavra e da frase como um todo. Em 2009 entrou em vigor o novo acordo ortográfico, que exclui o hífen de algumas palavras, acentos de determinadas palavras que possuem a mesma grafia etc. A obrigatoriedade destas normas começa a valer em 2016, mas mesmo assim muita gente ainda não sabe todas as regras.

Neste sentido, cabe dizer que a gramática possui diversas regras e nós, como utilizadores da língua portuguesa, devemos procurar ao máximo escrevermos da forma correta, isto é seguindo as medidas. Por essa razão, este artigo tem como objetivo explicar como funciona o acento diferencial e em quais palavras ele ainda funciona.

Acento diferencial

Foto: Reprodução/ internet

O que é um acento diferencial?

Como o próprio nome já diz, este tipo de acento serve para diferenciar palavras que possuem a mesma grafia. Isso quer dizer que palavras que são escritas de forma igual teriam um diferencial e portanto ele vem como um acento. Entretanto, com a nova ortografia muitos acentos diferenciais caíram e não são usados mais em determinadas palavras, só a pronuncia delas que continua a mesma, como se existisse um acento.

Palavras que perderam o acento

Pára – Conjugação do verbo “parar” / Para – Preposição

Péla – Verbo “pelar” conjugado / Pela – Preposição

Pêlo – Substantivo que indica pelagem / Pelo – Preposição

Todas estas palavras perderam o acento que a diferenciavam das demais. Agora é preciso ver pelo contexto e identificar a função do termo na frase, por exemplo:

  • Ele para o carro no meio do trânsito. (verbo/ação)
  • O trânsito parou para ele. (preposição)
  • Maria pela o galo. (verbo/ação)
  • João pegou marina pela mão. (preposição)
  • O pelo de Thor está muito macio. (pelagem)
  • Pelo o que entendi, Marina não vai à festa. (preposição)

Verbos que mantém o acento

Alguns verbos receberam um acento para diferir na conjugação. E mesmo com o novo acordo ortográfico eles não perderam o acento diferencial. Veja a tabela a seguir:

VerbosConjugação no singularConjugação no plural
DeterEle detémEles detêm
IntervirEle intervémEles intervêm
TerEle temEles têm
VirEle vemEles vêm

Como pode ser visto, a grafia da conjugação no singular e no plural são iguais, o que muda é o acento e por isso foi mantido após o acordo ortográfico de 2009.

Veja mais!