Publicado por Natália Petrin

Acidentes podem ocorrer em qualquer lugar: em casa, na escola, na rua e em diversos outros lugares, normalmente por falta de cuidado ou distração. Habitualmente, também são difíceis de prever, como por exemplo um escorregão ou uma torção no tornozelo. A palavra teve origem de accidens, do latim e é aplicado em diversas áreas de estudo.

Um acidente é um evento inesperado e indesejável que causa danos às pessoas, que podem ser pessoais, materiais e financeiros. Entre os acidentes físicos, podemos citar quedas e colisões, lesões por tocar em algo quente, elétrico, afiado, por exemplo. E entre os acidentes não físicos, podemos citar a revelação de um segredo não intencionalmente, esquecer um compromisso, entre outras coisas.

Prevenção

Existem algumas atitudes que podemos tomar, no entanto, que podem ser auxiliares na prevenção contra esses acidentes. Por exemplo, você pode evitar ser atropelado por um carro atravessando a rua na faixa de pedestre e aguardando o sinal fechar para os carros, certo? Pode também evitar se queimar ao não mexer em panelas quentes e/ou com o fogo, além de muitos outros acidentes e precauções.

Acidentes: tenha atenção dentro e fora de casa

Foto: Pixabay

Negligência

Se a negligência tinha resultados previsíveis, mas ainda assim não foram tomadas precauções necessárias, a pessoa que causou o acidente pode ser responsabilizada pelas consequências. Existe, portanto, a investigação de determinados acidentes para que possam ser entendidos e evitados futuramente. Isso pode ser chamado de análise das causas.

É preciso, portanto, estar sempre atento ao passear em lugares com lagos e piscinas ou até mesmo o mar. Os pais devem estar atentos aos filhos para que não aconteça nenhum acidente. O sol causa queimaduras, que também são uma forma de se “acidentar”, assim como os acidentes que acontecem quando solta-se pipa perto de locais onde existem fios da rede elétrica. Isso pode causar efeitos sérios na criança, até mesmo a morte.

Outro exemplo relacionado à eletricidade é não deixar que crianças toquem em tomadas ou tentem ligar aparelhos elétricos sozinhas. São situações que comumente geram acidentes dentro de casa, local em que achamos estar mais protegidos.

Geografia

Ainda dentro do contexto de que os acidentes acontecem de forma imprevisível, podemos citar na geografia e na geologia, os acidentes geográficos, que são irregularidades ou desníveis de um terreno, ou ainda depressões bruscas, falhas ou fragosidades.

Veja mais!