Publicado por Pollyana Batista

A história da humanidade é cheia de guerras, derrotados e vitoriosos. O III Reich protagonizou um período conturbado da história recente. Isso graças ao seu comandante Adolf Hitler, responsável por disseminar a cultura do extermínio de milhares de judeus, ciganos, deficientes e homossexuais.

A história da Alemanha Nazista começou em janeiro de 1933, quando Adolf Hitler tornou-se chanceler do país. Assim que tomou posse no novo cargo, ele tratou de suspender os direitos básicos dos cidadãos alemãs, bem como de outros povos considerados inferiores à raça ariana.

Ele conseguiu o domínio quase que total da economia, educação, cultura e leis depois que declarou estado de emergência apenas um mês depois de estar à frente do país.

Adolf Hitler, conheça a história do III Reich

Foto: depositphotos

A ideia de Hitler era eliminar qualquer ameaça à raça alemã, considerada pura, e submeter o restante do mundo à hegemonia ariana. Os poderes dele só aumentaram com o passar dos anos, pois ele tomou o lugar do presidente alemão, quando o mesmo veio a falecer.

Um dos grandes trunfos de Hitler era a propaganda do seu partido Nazista. Eles investiam alto na publicidade contra as pessoas que seriam, na visão deles, de uma raça inferior.

Nesse contexto, a Alemanha ainda amargava a derrota da I Guerra Mundial (1914-18), quando perdeu territórios e teve que recuar. Durante os primeiros anos do governo, Hitler só tinha um objetivo: preparar o povo alemão para um novo conflito mundial.

Ele preparou as forças armadas, criou a Gestapo, que era uma polícia secreta e repressora, e incentivou que todas as mulheres 100% alemãs gerassem muitos filhos.

Finalmente em 1939, Hitler pôs em prática o seu plano. Ele invadiu a Polônia no dia 1º de setembro em parceria com a União Soviética. Dois dias depois, a França e a Inglaterra declaram guerra à nação germânica. Era o início da 2ª Guerra Mundial.

Nos anos seguintes, o império alemão cresceu e tomou praticamente todos os países da Europa. Ele tinha como parceiro as nações do Eixo, formadas pelo Japão e Itália. Em 1940, ele invadiu a Noruega, Dinamarca, Holanda, Bélgica, Luxemburgo e parte da França. A União Soviética, apoiada pelos alemães conquistou também a Lituânia, Letônia e Estônia.

Em 1941, Hitler traiu a União Soviética e invadiu seus territórios. Diante disso, Stalin resolveu juntar-se aos países Aliados para ajudar a derrotar o império de Hitler. A Rússia ofereceu resistência e conseguiu expulsar os germânicos do seu território.

Nesse mesmo ano, o Japão, aliado de Hitler, bombardeou Pearl Harbor, território americano que fica no Havaí. Isso fez com que os Estados Unidos entrassem na guerra. A partir disso, a união dos Estados Unidos com a Inglaterra seria a grande responsável pela queda do império ariano, que só aconteceria em 1945.

Durante a dominação nazista, milhares de judeus e outros povos foram assassinados, presos e mantidos em campos de concentração espalhados pela Europa.

Veja mais!