Por Nayla Georgia em 29/03/2016

Nosso país está vivendo uma epidemia de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. As doenças têm graus diferentes de intensidade, embora sejam semelhantes entre si. Conheça melhor cada uma:

Dengue

A dengue é a mais popular doença transmitida pelo Aedes aegypti, tanto que até ficou popularmente conhecido como “mosquito da dengue” aqui no Brasil. Essa doença é causada por um vírus que causa febre alta, dor nos olhos, fraqueza, dor no corpo,  dor de cabeça, manchas na pele e coceira. Podendo causar hemorragias, dores abdominais e até mesmo casos de morte.

Seu tratamento não é específico e o quadro deve ser acompanhada por um médico. Recomenda-se ingestão de muitos líquidos, repouso e evitar tomar remédios analgésicos, pois pode causar hemorragias.

Zika

Entre as enfermidades transmitidas pelo mosquito, a zika é a de quadro mais brando. Ela foi identificada pela primeira vez na Floresta Zika, na Uganda e chegou ao Brasil em 2015.

Seus sintomas são leves, podendo até passar despercebida pelos pacientes. Os mais comuns são: febre baixa, dores leves nas articulações, coceira e manchas na pele. Inchaço no corpo, tosse, vômito e vermelhidão na região dos olhos também podem ocorrer.

A doença carece de tratamento específico, ficando ao critério do paciente repousar e beber bastante líquido. Para tratar as dores causadas, auxílio médico deverá ser procurado.

Mosquito Aedes aegypti

Foto: Depositphotos

Microcefalia

No Brasil, o grande rebuliço em torno do vírus Zika foi sua associação com os casos de microcefalia nos bebês recém-nascidos. Esse problema consiste em uma má formação no cérebro, que impede seu desenvolvimento correto.

Febre Chikungunya

Com sintomas muito incômodos, a febre chikungunya é uma doença viral que chegou ao Brasil em 2014. Seu nome se refere à tradução da expressão vinda da Tanzânia, que significa “aqueles que se dobram”. Ganhou esse nome por causa dos sintomas diagnosticados nos primeiros pacientes que se mostraram com a doença.

Embora seja menos grave que a dengue, a febre chikungunya apresenta sintomas intensos como a sua característica principal: dor forte nas articulações, podendo durar por várias semanas. Além disso, apresenta febre alta, dor de cabeça e manchas pelo corpo.

Seu tratamento deve ser acompanhado por um médico, embora não haja indicações médicas específicas para tratar a doença. Para a cura são ministrados remédios para tratar a febre e dores no corpo. É importante repousar e ingerir muitos líquidos.

Febre amarela

Uma das doenças mais graves transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti é a febre amarela, que tem esse nome devido a um de seus sintomas graves: a icterícia, que deixa a pele e os olhos do paciente amarelados.

Seus sintomas mais comuns são cansaço, dor no corpo, dor de cabeça, calafrios, náusea, vômito e febre alta. Os casos mais graves da doença são de altíssimo risco de vida, podendo o paciente desenvolver complicações no fígado e rins, além de sintomas de icterícia e hemorragia.

Essa doença, assim como as demais, não tem tratamento. A recomendação é semelhante às outras: beber bastante água e repousar. Para as situações graves, internação na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e reposição de sangue poderão vir a ser necessários.