Publicado por Nayla Georgia

Nosso país está vivendo uma epidemia de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. As doenças têm graus diferentes de intensidade, embora sejam semelhantes entre si. Conheça melhor cada uma:

Dengue

A dengue é a mais popular doença transmitida pelo Aedes aegypti, tanto que até ficou popularmente conhecido como “mosquito da dengue” aqui no Brasil. Essa doença é causada por um vírus que causa febre alta, dor nos olhos, fraqueza, dor no corpo,  dor de cabeça, manchas na pele e coceira. Podendo causar hemorragias, dores abdominais e até mesmo casos de morte.

Seu tratamento não é específico e o quadro deve ser acompanhada por um médico. Recomenda-se ingestão de muitos líquidos, repouso e evitar tomar remédios analgésicos, pois pode causar hemorragias.

Zika

Entre as enfermidades transmitidas pelo mosquito, a zika é a de quadro mais brando. Ela foi identificada pela primeira vez na Floresta Zika, na Uganda e chegou ao Brasil em 2015.

Seus sintomas são leves, podendo até passar despercebida pelos pacientes. Os mais comuns são: febre baixa, dores leves nas articulações, coceira e manchas na pele. Inchaço no corpo, tosse, vômito e vermelhidão na região dos olhos também podem ocorrer.

A doença carece de tratamento específico, ficando ao critério do paciente repousar e beber bastante líquido. Para tratar as dores causadas, auxílio médico deverá ser procurado.

Mosquito Aedes aegypti

Foto: Depositphotos

Microcefalia

No Brasil, o grande rebuliço em torno do vírus Zika foi sua associação com os casos de microcefalia nos bebês recém-nascidos. Esse problema consiste em uma má formação no cérebro, que impede seu desenvolvimento correto.

Febre Chikungunya

Com sintomas muito incômodos, a febre chikungunya é uma doença viral que chegou ao Brasil em 2014. Seu nome se refere à tradução da expressão vinda da Tanzânia, que significa “aqueles que se dobram”. Ganhou esse nome por causa dos sintomas diagnosticados nos primeiros pacientes que se mostraram com a doença.

Embora seja menos grave que a dengue, a febre chikungunya apresenta sintomas intensos como a sua característica principal: dor forte nas articulações, podendo durar por várias semanas. Além disso, apresenta febre alta, dor de cabeça e manchas pelo corpo.

Seu tratamento deve ser acompanhado por um médico, embora não haja indicações médicas específicas para tratar a doença. Para a cura são ministrados remédios para tratar a febre e dores no corpo. É importante repousar e ingerir muitos líquidos.

Febre amarela

Uma das doenças mais graves transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti é a febre amarela, que tem esse nome devido a um de seus sintomas graves: a icterícia, que deixa a pele e os olhos do paciente amarelados.

Seus sintomas mais comuns são cansaço, dor no corpo, dor de cabeça, calafrios, náusea, vômito e febre alta. Os casos mais graves da doença são de altíssimo risco de vida, podendo o paciente desenvolver complicações no fígado e rins, além de sintomas de icterícia e hemorragia.

Essa doença, assim como as demais, não tem tratamento. A recomendação é semelhante às outras: beber bastante água e repousar. Para as situações graves, internação na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e reposição de sangue poderão vir a ser necessários.

Veja mais!