Publicado por Priscila Melo

A água é essencial para a sobrevivência dos seres vivos, mas você sabia que existe mais de um tipo de água? Nem toda água mineral é apropriada para beber, e ainda existe água que possui cor, cheiro e até sabor, você sabia disso? O que acha de conhecer um pouco mais sobre a água agora?

Água mineral

Foto: Reprodução

O que é?

Quando chove, geralmente, a chuva atravessa o solo e chega a alcançar as camadas mais profundas da terra. Quando isso acontece, durante esse processo a água acaba entrando em contato com algumas substâncias minerais que se encontram no solo e essas substâncias acabam fazendo parte da composição da água, que se torna água mineral.

A água mineral por possuir minerais em sua composição, acaba tendo ação medicamentosa, ou seja, pode ajudar ou prevenir em tratamentos de doenças.

Água mineral x água potável

É importante não confundir a água mineral com a potável. A primeira possui sais, compostos de enxofre e gases que podem estar dissolvidos nesta água. Devido aos minerais que são encontrados nela, podem ser escuras, com cheiro e até mesmo com gosto.

Já a água potável não possui cheiro, cor e nem tem gosto. Esta, normalmente pode ser ingerida, pois é uma água de composição normal que vem de fontes naturais ou de fontes artificialmente captadas.

Caso a água não seja bem tratada, existe o risco de ser contaminada por micro-organismos que podem causar alguns problemas de saúde, como diarreia e vômito. O ideal é que se compre uma água de marca confiável ou que antes de ser consumida seja filtrada ou fervida.

Onde encontramos?

A água mineral pode ser encontrada em fontes naturais ou fontes artificialmente captadas que possuem composição química ou propriedades físicas ou físico-químicas que são diferentes das águas comuns.

Existem algumas águas minerais que têm origem em regiões que possuem algum tipo de atividade vulcânica. Já as águas minerais subterrâneas retornam à superfície através das fontes naturais e podem ser extraídas também através de poços perfurados.

Usos da água mineral

Existem vários tipos de água mineral, e elas são classificadas de acordo com a sua composição química, origem da fonte, temperatura e gases presentes. São feitos exames físicos, químicos e bacteriológicos que determinam a forma de uso: podendo ser indicada para o consumo como bebida, para banhos e se são terapêuticas ou não.

Antigamente as águas minerais eram usadas e consumidas diretamente da fonte. Muitos centros turísticos acabam crescendo em cima ou próximo aos locais onde existe água mineral. Nos dias de hoje a que é própria para consumo é distribuída em garrafas e pode ser consumida em qualquer lugar.

Veja mais!