Publicado por Débora Silva

A alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico a alguma substância estranha ao organismo, como poeira, picadas de insetos, determinados alimentos, pólen, látex, medicamentos, determinados cheiros fortes, dentre outros.

Alergia

Foto: Reprodução

As alergias costumam aparecer na infância, no entanto, qualquer pessoa em qualquer idade pode desenvolvê-las. Caso os pais possuam este problema de saúde, as chances do indivíduo desenvolver alguma alergia aumentam em até quatro vezes.

Uma pessoa que está passando por uma crise alérgica apresenta alguns sintomas, tais como: coriza, entupimento e coceira no nariz; espirros e tosses; olhos e nariz avermelhados.

O início de uma crise alérgica

O sistema imunológico produz os anticorpos, que são as células responsáveis por defender e combater os organismos estranhos que possam entrar no nosso organismo e nos causar algum mal. Quando entramos em contato com alguma substância (mesmo que esta seja inofensiva) e o nosso organismo não a aceita, os anticorpos começam a ser produzidos, desencadeando, assim, as reações alérgicas.

O indivíduo que sofre de determinado tipo de alergia pode manifestá-la em uma época, e apresentar outros tipos de alergia em outro momento; ou pode ter momentos em que não manifesta nenhuma das reações alérgicas. As pessoas que sofrem frequentemente com alergias geralmente possuem sensibilidade a mais de uma substância.

Quais são os principais tipos de alergias?

  • Alergia respiratória: A sinusite, asma, rinite, faringite e tosses alérgicas são alguns tipos de alergia respiratória. Nos ambientes domésticos, os principais causadores dessas reações alérgicas são os ácaros.
  • Alergia cutânea: Existem vários tipos de alergias que podem ocorrer na pele, como eczema, dermatite de contato e urticária. Estas reações alérgicas causam muita vermelhidão, manchas e coceira na pele.
  • Alergia alimentar: Neste tipo de alergia, o indivíduo se sente muito mal após a ingestão de determinados alimentos, como leite, ovos, soja, trigo, frutos do mar, amendoim, castanha e outros. Os principais sintomas desta reação alérgica são inchaço nos olhos, grosseirão na pele e coceira na língua ou na garganta.
  • Alergia a medicamentos: O indivíduo não pode utilizar alguns medicamentos que podem desencadear uma reação alérgica e, às vezes, até levar à morte.
  • Alergia a pelos de animais: Este tipo de reação alérgica ocorre quando a pessoa entra em contato com animais que tenham pelos, desencadeando sintomas como espirros e tosses; olhos, garganta e nariz avermelhados; coriza e entupimento do nariz.

Veja mais!