Publicado por Katharyne Bezerra

Você sabia que existem alimentos bons para a inteligência? Isso porque, esses produtos servem para melhorar as funções desempenhadas pelo cérebro e por isso contribuem para uma mente sempre ativa.

De acordo com a nutricionista Erica Moreira, com a alimentação é possível melhorar não só a saúde, mas também a mente. “Alguns alimentos ajudam e muito nas funções cerebrais e de quebra melhoram sua memória, energia e concentração“, informa em publicação no Instagram.

Portanto, com a ajuda da especialista em nutrição, o Estudo Kids traz para você uma lista com 10 alimentos capazes de estimular o cérebro.  E, consequentemente, melhorar a inteligência.

10 bons alimentos para a inteligência

Optar por alimentos bons para a inteligência contribui com o aprendizado das crianças

Alguns alimentos ajudam e muito nas funções cerebrais (Foto: depositphotos)

Em primeiro lugar a nutricionista alerta que todos os alimentos naturais são fundamentais para quem deseja desfrutar de uma vida mais saudável.

Além disso, todos os alimentos a seguir são importantes não só para o cérebro. “Todas [as opções] ainda trazem muitos nutrientes e muitos outros benefícios pra saúde”, indica a especialista em nutrição Erica Moreira.

Alimentos que estimulam o raciocínio

Amoras, cerejas e morangos são alimentos bons para a inteligência

As frutas vermelhas favorecem o amadurecimento das células nervosas (Foto: depositphotos)

Abacate

Devido aos nutrientes existentes no abacate, essa fruta tem como função melhorar o desenvolvimento do cérebro. Com isso, trata-se de uma opção saudável para estimular o pensamento e o raciocínio.

Frutas vermelhas

Outras opções para quem quer uma melhor e maior função cerebral são as frutas vermelhas. Entre os alimentos estão: morango, cereja, framboesa, amora etc. Elas possuem antioxidantes, que retardam o envelhecimento das células

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Além dos antioxidantes, as frutas vermelhas também são ricas em uma substância chamada fisetina. De acordo com especialistas, esse elemento favorece o amadurecimento das células nervosas. 

Alimentos que são bons para a memória

Assim como o espinafre, o ovo, o salmão e o chocolate amargo são bons para a memória

O espinafre é uma boa opção para aumentar a irrigação de sangue no cérebro (Foto: depositphotos)

Ovos

De acordo com a Erica, os ovos têm como função auxiliar a memória e a concentração.

Outro benefício desse alimento é estimular a energia do corpo. Mas, assim como tudo na vida, é necessário bom senso no consumo. Por exemplo, os cozidos são opções mais saudáveis pois não levam óleo no preparo.

Salmão Selvagem

Também responsável por ajudar no estímulo da memória e da concentração, o salmão selvagem é uma boa opção para compor os pratos do almoço. Rico em ômega-3, esse alimento também regula a energia do corpo.

Espinafre

O consumo de espinafre “melhora a memória e a concentração”, afirma a nutricionista Erica Moreira. Já devido a presença do nitrato, o espinafre é uma boa opção para aumentar a irrigação de sangue no cérebro.

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Chocolate amargo

Outro alimento que melhora o fluxo do sangue no cérebro é o chocolate amargo. Livre dos excessos de açúcar e com mais quantidades de cacau, o alimento é bom para estimular a memória e a concentração.

Contudo, é importante consumir com consciência. Só assim é possível aproveitar de todos os benefícios que esse produto oferece ao corpo.

Chá verde

Devido a dopamina existente no chá verde, essa planta consegue ser uma aliada de quem precisa de mais concentração nas atividades. Além disso, a erva ajuda a melhorar a memória de quem consome regularmente esse produto.

Porém, vale ressaltar que a erva possui cafeína, assim como outras versões a exemplo do chá preto. Diante disso, é importante restringir o consumo dessa planta na parte diurna, evitando problemas para dormir durante a noite.

Alimentos que são bons para a cognição

O tomate consegue melhorar a função cerebral, sendo muito bom para a inteligência

Esse fruto é rico em licopeno e, por isso, muito indicado para melhorar a cognição (Foto: depositphotos)

Tomate

Quem deseja ter mais cognição pode ter no tomate uma oportunidade. Isso porque, essa fruta consegue melhorar a função cerebral das pessoas que consomem diariamente esse alimento. Tudo isso devido a presença do licopeno.

Oleaginosas

Melhor do que ter uma boa função cerebral é conseguir essa melhora ao mesmo tempo em que se está bem consigo mesmo. As oleaginosas são responsáveis por aumentar e melhorar os níveis de humor.

Além disso, castanhas, amendoim, nozes e outras podem proteger o organismo contra o envelhecimento celular. Isso porque as oleaginosas são ricas em vitamina E e selênio.

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Banana

Por ser uma das frutas mais populares do Brasil, a banana quase nunca falta na cozinha dos brasileiros. Mas o melhor é que além de popular e versátil, essa fruta tem uma substância chamada serotonina, que é capaz de melhorar o humor.

Alimentos para ficar inteligente

Além dos alimentos, socializar mais, conversar e conhecer pessoas novas ajuda na inteligência

É aconselhável ler mais e fazer joguinhos como palavras-cruzadas (Foto: depositphotos)

Além das 10 opções citadas pela nutricionista Erica Moreira, é possível consumir outros alimentos para ficar inteligente. São exemplos deles: couve-flor, brócolis, soja, peixes marinhos, feijão, grãos integrais etc.  

Para o nutrólogo Ivan Togni, tudo o que o ser humano ingere exerce um grande impacto sobre a função cerebral dele. Por essa razão que muitos dos alimentos já citados interferem no humor, na memória, no aprendizado e até mesmo no envelhecimento cerebral.

“Por isso é muito importante para a saúde, uma alimentação saudável, rica em ingredientes ‘chaves’ que ajudam a melhorar o funcionamento cerebral (fortalecer a memória, a concentração, a aprendizagem) e previnem doenças (Alzheimer), por exemplo”, alerta o médico em postagem no Instagram.

De acordo com uma matéria publicada na BBC Brasil, a escolha dos alimentos também interfere na “idade” do cérebro. Isto porque, uma alimentação saudável pode ajudar a manter a função cerebral sempre jovem.

Ainda segundo esse veículo de comunicação, a ilha japonesa de Okinawa é um exemplo de como a alimentação é importante para o cérebro.

No local o números de pessoas que passaram dos 100 anos é alto, mas mesmo assim as taxas de demência chega a ser até 50% mais baixas do que nos países ocidentais.

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Isso tudo devido ao tipo de alimentação da região. Alguns cientistas atribuíram esses números ao consumo de babata-roxa que na ilha é alto. Para eles, os legumes são responsáveis por uma boa circulação sanguínea no cérebro. Como resultado, essa parte do corpo recebe mais oxigênio.

Outras dicas para ter o cérebro jovem

Além da alimentação saudável e natural, as pessoas que querem ter um cérebro mais “jovem” devem apostar em outras atividades.

Em primeiro lugar, a alimentação apropriada e orientada por um especialista. Depois a escolha por esportes, para manter a mente sempre em ativa.

Também é aconselhável ler mais e fazer joguinhos como palavras-cruzadas. Outra técnica é socializar mais, conversar e conhecer pessoas novas. Assim como frequentar novos lugares e ambientes.

Alimentos que prejudicam a inteligência e afetam a memória

Assim como há alimentos bons para a inteligência, há também aqueles que prejudicam a memória e o bom funcionamento do cérebro. Em matéria, a BBC Brasil recomenda diminuir o consumo de alimentos doces e calóricos.

Porque com a frequência esses alimentos podem desregular a liberação de insulina do no sangue. Consequentemente, pode haver uma produção de placas letais que se acumulam no cérebro.

Portanto, além de saber quais alimentos melhoram o desempenho do cérebro, é importante saber quais são os que prejudicam a inteligência. Confira alguns deles:

  • Álcool;
  • Frituras;
  • Refrigerantes;
  • Fast-food;
  • Cereais refinados;
  • Gordura Trans.

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