Publicado por Lia Vieira

A América Central, América do Sul e a América do Norte fazem parte do continente americano. Dentro da América Central se enquadra a América Latina, onde temos a localização dos países em desenvolvimento. A América Central é banhada pelo oceano Atlântico, situado ao leste e o oceano Pacífico, situado ao oeste.

O continente está localizado na Placa Tectônica Caribenha e possui uma área de aproximadamente 540 mil km2, a maioria dos países da América Central têm o espanhol como idioma oficial. Os países localizados nesta região possuem economias pouco desenvolvidas e são basicamente fundadas dentro da agricultura, pequenas indústrias e turismo.

América Central

Foto: Reprodução

América Central – Continental e insular

A América Central é dividida em duas partes sendo uma a continental e outra a Insular:

América Central Continental: é a parte de terras emersas que correspondem a América Central do Norte e à América do Sul, se estabelecendo sete países, sendo eles Belize, Honduras, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua e Panamá.

América Central Insular: corresponde a um grupo de ilhas localizadas no Mar da Antilhas, conhecido também como Mar do Caribe, formado por Grandes Antilhas, Pequenas Antilhas e Bahamas.

Grandes Antilhas e pequenas Antilhas

Grandes Antilhas: temos as nações mais importantes do Caribe, como Cuba, Haiti, Jamaica, República Dominicana e Porto Rico.

Pequenas Antilhas: possuem oito nações autônomas, sendo elas, Antígua e Barbuda, Barbados, Granada, Dominica, Santa Lúcia, Nevis, São Vicente, Granada, Granadinas e Trindad e Tobago. As Pequenas Antilhas também possuem cinco possessões do Reino Unido, sendo elas, Anguilla, Ilhas Cayman, Ilhas Turks e Caicos, Montsserat e Ilhas Virgens Britânicas; duas possessões da Holanda, sendo as Antilhas Holandesas e Aruda; duas possessões da França, sendo Guadalupe e Martinica; e uma possessão dos Estados Unidos, as Ilhas Virgens Americanas.

América Central e suas características naturais

Boa parte da América Central é ocupada por montanhas que desenvolvem o processo de vulcanismo e de terremotos, geralmente localizadas à costa do Atlântico e do Pacífico, a América Central é localizada em sua maior parte na zona intertropical, podemos identificar três tipos de domínios climáticos na região, sendo eles:

Em regiões de planícies e de baixos planaltos, temos temperaturas médias de aproximadamente 25 °C, com características de clima tropical úmido, chamado também de terras quentes.

Nas regiões onde estão as planícies e as montanhas, encontramos temperaturas médias, em torno de 20°C com clima tropical de altitude, chamado também de terras temperadas.

Lugares constituídos por montanhas elevadas, ocasionam temperaturas próximas de climas frios, chamado também de terras frias.

A América Central é rica em sua biodiversidade, possui diversas florestas tropicais e muita diversidade de espécies animais e vegetais.

Veja mais!