Publicado por Anna de Cássia

Gêneros textuais

Quando nós escrevemos um texto é porque queremos comunicar alguma coisa a alguém. Dependendo do tipo de informação ou do tipo de comunicado que desejamos fazer, nós iremos utilizar “gêneros textuais” diferentes na hora de escrever.

Os gêneros textuais são utilizados para quando temos uma finalidade específica. Por exemplo, quando escrevemos uma carta para nossa mãe no dia das mães não utilizamos o mesmo gênero textual que tem no manual de instrução de como montar a bicicleta. Pois esses dois exemplos são situações diferentes, com finalidades diferentes, e que exigem um gênero textual também diferente.

Existem vários tipos de gênero textuais, como a poesia, carta, crônica, narração… Hoje nós vamos falar de um tipo muito importante, que está presente no nosso dia a dia, porém que muitas vezes é esquecido ou passa despercebido: o anúncio publicitário.

Anúncio publicitário

Foto: Reprodução

Características textuais do anúncio publicitário

O anúncio publicitário geralmente é utilizado nas propagandas que vemos na televisão, revistas e outdoors. O objetivo deste tipo de anúncio é convencer as pessoas a fazer alguma coisa, geralmente ligada ao comércio.

Portanto, o anuncio publicitário precisa ser exposto em um lugar onde muitas pessoas irão ver – como o jornal, por exemplo – e precisa utilizar as palavras certas para convencer quem está vendo de comprar o que eles estão anunciando.

Outra característica importante é que é necessário adequar a linguagem utilizada no anúncio para o público que se quer atingir. Por exemplo, o anúncio de uma loja de brinquedos não pode possuir palavras difíceis, pois precisa ter uma linguagem fácil e acessível para as crianças entenderem.

Para fazer um bom anúncio publicitário, é importante que o texto possua algumas características que vão ajudar a conseguir o propósito de convencer o leitor. Essas características fazem com que o anuncio tenha uma estrutura já pronta.

Estrutura do anúncio publicitário

  • Título: Uma frase cursa e atrativa ou impactante, para chamar a atenção do leitor e o fazer ter vontade de ler o resto do anúncio.
  • Imagem: É uma das partes mais importantes do anúncio, pois a maioria das pessoas só tem vontade de comprar alguma coisa depois que veem uma foto bonita deste produto.
  • Corpo do texto: É nessa parte onde está o anúncio em si, um texto não muito grande que anuncie o que é o produto ou ideia, fala das qualidades e vantagens, com frases atraentes e que convençam o leitor.
  • Slogan: É uma frase curtinha que se torna a identificação daquele determinado produto ou marca, como um cartão de visitas, uma frase que irá fazer todos que escutarem se lembrarem automaticamente do produto que está sento anunciado.

Exemplos de slogans conhecidos:

  • Helmann’s, a verdadeira maionese
  • TIM, viver sem fronteiras
  • Bombril, mil e uma utilidades
  • Tomou Doril, a dor sumiu
  • Viva o lado Coca-cola da vida
  • Omo, porque se sujar faz bem

Veja mais!