Publicado por Katharyne Bezerra

A adição representada pelo sinal de +,  assim como subtração (-), multiplicação (x) e divisão (/),fazem parte do grupo das operações básicas da álgebra. Neste texto, vamos tratar somente da adição e entenderemos como usá-la da maneira mais fácil possível. Essa parte da matemática está sempre presente no nosso dia a dia e as vezes nem nos damos conta disso.

Por exemplo, quando queremos saber se nosso dinheiro vai ser suficiente para comprar determinadas coisas, ou para somarmos a idade dos nossos colegas, a quantidade de alunos em uma escola etc.

Propriedades da adição

Primeiramente precisamos entender algumas características presentes na adição. Isso irá facilitar a compreensão dos cálculos futuros.

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Foto: Pixabay

  1. Comutatividade: Essa palavra grande e talvez desconhecida para alguns, quer dizer que a ordem dos números não altera o resultado da conta. Por exemplo, 1 + 2 = 3 , do mesmo jeito que 2 + 1 = 3. Mesmo mudando o 1 e o 2 de posição, o resultado foi igual. Apesar disso é interessante colocar o número maior na frente, pois assim ajuda a resolver o resultado mais rápido;
  2. Elemento neutro: Esse termo é referente ao número 0 (zero). Isso é para explicar que essa parcela não altera o resultado das demais. Assim, do mesmo jeito que  1 + 2 = 3,  1 + 2 + 0 = 3. Isto é, o 0 não muda o meu cálculo, ele é nulo ou neutro;
  3. Fechamento: Essa propriedade diz que a soma de dois números reais será sempre um número real. No exemplo 1 + 2 = 3, tanto o 1, quanto o 2 e o 3 são números reais.

Soma de mais de dois números

Na adição há a possibilidade de somarmos mais de dois números em uma só conta. E apesar de parecer complicado o cálculo é muito simples, pois acontece da mesma maneira que com apenas duas parcelas.

Exemplo

– A escola de Lucas está fazendo uma arrecadação de dinheiro para uma doação à cães abandonados. A meta da escola é alcançar 500 reais, por isso os alunos foram procurar ajuda no comércio. Os estudantes foram em cinco lojas. A loja A deu 55 reais; a B doou 149 reais; a C entregou 78 reais; a D deu 50 reais; e por fim a E, que doou 168 reais. Então, somando os valores das lojas será que os alunos conseguiram o valor total?

Resolvendo o probleminha

Antes de tudo, vamos separar os valores que iremos somar, isto é os valores dados por cada loja:

A: 55
B: 149
C: 78
D: 50
E: 168

Você pode somar direto, mas lembre-se que se os números maiores estiverem em cima a conta fica bem mais fácil. Por isso colocaremos em ordem decrescente, do maior para o menor. Feito isso comece a somar das unidades, depois dezenas e por fim as centenas (Da direita à esquerda):

³  ³
168
149
78
55
+50
500

Unidades: 8 + 9 + 8 + 5 + 0 = 30  (Deixa o zero em baixo e eleva o 3 para cima da casa das dezenas).

Dezenas: 6 + 4 + 7 + 5 + 5 = 27 + 3 = 30 (Esse último número 3 é o que está em cima das dezenas, mais uma vez deixa o 0 embaixo e eleva o 3).

Centenas: 1 + 1= 2 + 3 = 5 (Esse último número 3 é o que está em cima das centenas).

Conclusão do probleminha

O resultado da soma das cinco lojas deu 500 reais, isto significa que a meta da escola foi alcançada.

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