Publicado por Katharyne Bezerra

Ao procurar a palavra “vidro” no dicionário Aurélio, alguns significados são apresentados, entre eles estão: “um corpo sólido, transparente e frágil, que se obtém fundindo areia siliciosa com potassa ou soda” como também um “objeto ou artefato feito com essa substância”.

Esse é, na verdade, um material muito presente no cotidiano das pessoas, está nos pratos, carros, copos, janelas, garrafas, mesas etc.

O vidro pode ser feito de forma artesanal ou em grande escala pelas indústrias, e mesmo sendo muito decorrente no dia a dia, pouco se sabe desse material.

aprenda-como-e-feita-a-quimica-do-vidro

Foto: Pixabay

Desta forma, vamos entender com quais materiais é feito o vidro e qual o seu processo de fabricação. Além de conhecer quais são os tipos que existem desse instrumento e as suas principais características.

Características do vidro

Pode-se dizer que o vidro é um material homogêneo, inorgânico e sólido não cristalino. Isso quer dizer que, esse elemento não está totalmente cristalino e nem totalmente amorfo. Além disso, os objetos feitos pelas indústrias vítreas são considerados inertes.

Essa designação corresponde ao fato de que ele não interage com nenhuma outra substância química. Por essa razão, muitos alimentos são preferencialmente armazenados em recipientes feitos com esse material.

Já reparou que os refrigerantes de garrafas de vidro possuem o gosto mais forte que os da de plástico? Isso ocorre devido a outra caraterística desse elemento.

Os de vidro não permite a passagem de nenhum componente gasoso, uma vez que suas partículas estão tão bem organizadas e agregadas que não deixam isso acontecer. Ao contrário das garrafas pets, que deixam os gases passarem e as bebidas perdem o sabor.

Componentes do vidro

O vidro tem a capacidade de ser feito através de várias combinações de elementos químicos e dependendo da sua formação é caracterizado como um tipo diferente.

A indústria vítrea se dedica na fabricação de dois tipos, os vidros de silicatos (SLSG) e os denominados vidros de boro-silicatos (BSG), que são produzidos em menor escala.

A diferença entre esses dois materiais é a composição química, onde um é feito à base de sílica (SiO2), enquanto que o outro tem como elemento básico o óxido de boro (B2O3).

No geral, os vidros são feitos com os seguintes elementos, nas suas respectivas proporções e obedecendo uma responsabilidade:

  • Sílica (SiO2): Ocupa aproximadamente 72% do percentual completo do vidro. Sendo assim, é a principal substância na produção. Apesar do nome estranho, esse componente nada mais é do que a areia;
  • Sódio (Na2SO4): Utilizado para retirar toda e qualquer bolha que apareça no momento em que o vidro está ganhando forma. Constitui 14% do vidro;
  • Cálcio (CaO): Encontra-se em 9% na composição do vidor e é responsável pela estabilidade dele contra ataques de agentes atmosféricos;
  • Magnésio (MgO): Fica encarregado de garantir a resistência do vidro às mudanças bruscas de temperatura, aumentando também a resistência mecânica. Está presente em 4% na formação total;
  • Alumina (Ai2O3): Fica responsável também pela resistência do vidro aos processos mecânicos. Com relação aos números, está em 0,7% no vidro;
  • Potássio (K2O): Encontra-se em apenas 0,3% na composição do vidro.

Tipos de vidro

  1. Vidro de sílica fundida ou quartzo;
  2. Vidro de chumbo;
  3. Vidro de soda-cal;
  4. Vidro de silicato de alumínio;
  5. Vidro de borossilicato.

O processo de fabricação do vidro

Primeiramente há uma junção de todos os componentes químicos do vidro. Em seguida, essa mistura vai para o interior de um forno com uma temperatura de 1700 °C, até que ocorra a fusão dela.

Após esse procedimento, o material derretido que possui um cor amarela vai para um molde, onde sua formação vai ser definida. Para finalizar a moldagem, é aplicado ar no vidro. Depois, é só esperar o material esfriar por completo.

Há também a forma de reciclagem do vidro, uma vez que esse material reutiliza até 60% de outros vidros velhos. Esse processo faz com que ele se trone o primeiro da lista de materiais recicláveis.

Veja mais!