Publicado por Robson Merieverton

Para lidar com problemas do dia-a-dia onde o uso da matemática é indispensável, ou até mesmo em provas, muita gente ainda tem dúvida sobre a conversão de gramas para miligramas.

Porém, o calculo é mais fácil do que você pode imaginar, basta só que se tenha atenção e o problema passa a figurar como solução.

A matemática é uma ciência que deixa muita gente em dúvida, seja pela complexidade de alguns cálculos ou até mesmo pela exatidão que ela exige.

Lidar com a matemática não é privilégio de poucos, mas sim uma necessidade de todos, já que, rotineiramente, as pessoas se deparam com a sua presença, mesmo que sutil.

Como se converte gramas em miligramas

Foto: depositphotos

Definindo o que é grama

O grama é conhecido como sendo uma unidade de medida de massa. Ela é derivada do Sistema Internacional de Unidades, representada pela letra “g”. O grama é equivalente a 10−3 unidades-padrão (quilogramas).

Definindo o que é miligrama

Assim como o grama, o miligrama é uma unidade de medida de massa também derivada do Sistema Internacional de Unidades. A medida é representada pelas letras “mg”. Ela também é entendida como sendo o terceiro submúltiplo do grama e o sexto do quilograma.

Geralmente o miligrama é usado para medir a massa de pequenas porções de amostras sólidas e objetos pequenos em geral.

Passo a passo para a conversão

Determinar o número

A primeira coisa que se deve fazer para iniciar o calculo é determinar o número de miligramas que precisa converter. Se por exemplo a conversão for entre os gramas de um copo de suco de laranja que contém 200 miligramas de açúcar.

Dividir por mil

Após determinado o número que se quer trabalhar, basta dividi-lo por mil. No caso em questão, você deve dividir 200 por 1000. A base de calculo (1000) é utilizada justamente porque um grama equivale a 1000 miligramas.

Resultado

Com o calculo realizado, no exemplo que foi tomado, o resultado da divisão é igual a 0,2. Sendo assim, 200 miligramas é igual a 0,2 gramas. Assim fica bem mais fácil, não é?

Veja mais!