Publicado por Katharyne Bezerra

Todos os órgãos do corpo humano desempenham uma ou mais funções para fazer o organismo funcionar da maneira correta e assim evitar o surgimento e desenvolvimento de certas doenças.

Os rins, por exemplo, de todas as atividades que desempenham, as de mais destaque são a de filtrador de sangue e produtor de urina, sendo portanto os órgãos centrais do sistema urinário.

Cada pessoa nasce com um par de rim, que fica localizado na região posterior ao abdômen e acima da cintura. Possuem uma coloração vermelho escuro e um formato de um grande feijão, ou como alguns especialistas falam no molde de uma mão fechada.

Aprenda sobre as funções e características dos rins

Foto: depositphotos

Esse órgão mede em torno de 12 centímetros de comprimentos, 6 centímetros de largura e pesam de 130 a 170 gramas.

Estrutura dos rins

Esses órgãos possuem três cápsulas que os envolvem, elas são chamadas de verdadeira, gordura perirrenal e fáscia renal. A primeira é responsável pela proteção dos rins, ela é a camada externa deles. Fáscia liga os rins aos tecidos circunvizinhos. Já a gordura fica localizada entre as outras duas, que é na verdade um tecido adiposo.

Como os rins lembram um feijão, eles possuem um lado convexo e outro côncavo. Esse último possui uma entrada que dá acesso a dentro do órgão, chamada de hilo, ela é a porta de entrada e de saída para os nervos e cálices, e para os vasos que levam o sangue para dentro da estrutura, que são as veias e as artérias.

Internamente é possível perceber três principais estruturas: córtex, medula e pelve renal. No córtex estão localizados os néfrons, responsáveis pela filtração do sangue, separando o líquido bom das toxinas que serão eliminadas posteriormente.

aprenda-sobre-as-funcoes-e-caracteristicas-dos-rins

A medula, por sua vez, forma duas armações, os cálices maiores e os menores, onde ambos servem como um canal condutor da urina formada anteriormente. Já a pelve renal é o espaço que serve como armazenamento dessa substância tóxica que será enviada para a bexiga.

Funções dos rins

  • Filtrar o sangue e retirar substâncias tóxicas desse elemento;
  • Formação da urina;
  • Manter o equilíbrio de eletrólitos no organismo;
  • Retira o excesso de líquido do corpo, regulando a osmolaridade;
  • Mantem o pH sanguíneo constante.

Cuidados com os rins

Se os rins não funcionam corretamente o corpo todo sofre as consequências, por isso você deve tomar muitos cuidados para manter esses órgãos em perfeitas condições. Para conseguir êxito nesse desafio, algumas recomendações são feitas, por exemplo: não exagere no sal, não fume, mantenha o peso ideal, beba a quantidade de água adequada, não fume, pratique exercícios e controle a taxa de açúcar e a pressão arterial.

Veja mais!