Publicado por Katharyne Bezerra

A necessidade de medir é tão antiga quanto a necessidade de contar, pois era necessário criar um padrão de medidas que funcionasse e indicasse sempre um mesmo valor.

Antigamente, usava-se como medição o tamanho da mão ou de um braço. Porém, esses membros mudavam de tamanho de acordo com cada pessoa. Isso dificultava as transações comerciais e deixava as relações ainda mais complicadas.

Para minimizar esse problema, no século XVIII, foi criado na França o Sistema de Medidas de Base Decimal, que tinha três unidades titulares: o metro (comprimento), litro (capacidade) e quilograma (massa). Posteriormente, já no século XX, o sistema criado pelos franceses foi adotado por boa parte dos países do mundo como Sistema Internacional de Medidas (SI). O Brasil, por exemplo, adotou esse recurso em 1962.

Aprenda quem são os múltiplos e submúltiplos do metro

Foto: depositphotos

Metro: a medida referencial

O metro é o centro de todas as medidas. Ele é o equilíbrio entre as medidas grandes e as pequenas. Bastante usado no cotidiano das pessoas, serve para medir distâncias, tamanhos etc. Dele parte os múltiplos e os submúltiplos. Essa primeira definição engloba todas as medidas que são resultados da multiplicação decimal do metro. Enquanto a segunda refere-se a divisão. Entenda melhor observando o esquema abaixo:

aprenda-quem-sao-os-multiplos-e-submultiplos-do-metro

Os múltiplos do metro

               Medida             SiglaRelação com o metro
Decâmetro  dam   m x 10
Hectômetrohm    m x 100
Quilômetrokm      m x 1000

Os submúltiplos do metro

Medida        Sigla     Relação com o metro
Decímetrodmm / 10
Centímetrocm m / 100
Milímetromm   m / 1000

Transformando medidas

Com as demonstrações do esquema e dos quadros a cima, fica fácil entender como funciona a transformação de medidas. Pense que cada sigla é uma casa, e ao sairmos de uma para outra vamos contando elas. Veja o exemplo:

Transformar 20 quilômetros (km) em metros (m) = De km para m são andadas três casas para a direita, então o cálculo será através da multiplicação. Sendo assim temos: 10 x 10 x 10 (número de casas andadas), que é igual a 1000. Então 20 x 1000 = 20.000. Portanto 20 km = 20. 000 m.

Transformar 3.500 milímetros (mm) em metros (m) = Contanto as casas de centímetros para metros, obtemos duas casas para esquerda, por isso o cálculo será de divisão. Então teremos: 350 / 10 / 10 / 10 = 3,5. Isso significa dizer que 3.500 mm = 3,5 m.

Veja mais!