Ciências

Aracnídeos: classe com mais de 60 mil diferentes espécies

Você sabe quem são os aracnídeos? Estes são animais pertencentes ao subfilo dos artrópodes, em que encontramos a classe arachnida que é a pertencente aos aracnídeos. Dentro desta classe, os animais mais conhecidos que encontramos são: aranhas, carrapatos, ácaros, opiliões e escorpiões, compreendendo mais de 60 mil espécies. Este grupo possui tal nome em função de sua origem grega “arachne”, sendo as aranhas os primeiros membros a pertencerem a ela.

Características gerais

Os aracnídeos são invertebrados, artrópodes (providos de apêndice articulados), aparentados com os insetos, crustáceos e centopeias. No entanto, são diferentes desses porque possuem quelíceras, apêndices venenosos (perto da boca) e são desprovidos de antenas e mandíbulas.

Seu corpo é dividido em:

Aracnídeos: classe com mais de 60 mil diferentes espécies

Foto: Pixabay

Animais predadores

Essas espécies têm como presas animais como insetos, vermes, outros aracnídeos e até mesmo pequenas aves. Através dos canais existentes no interior das quelíceras, conseguem inserir em suas vítimas o veneno, produzido por glândulas situadas perto da boca, com exceção do escorpião, que aplica o seu veneno através do aguilhão. O veneno é capaz de dissolver os tecidos da vítima, transformando aquele ferimento em uma polpa pastosa, a qual os aracnídeos se alimentam.

Seu habitat

As aranhas são encontradas em lugares que contém gramas, com umidade e calor. Os escorpiões vivem, de um modo geral, debaixo de pedras, troncos e cascas de árvores. Os ácaros se encontram em lugares que contêm terra.

Reprodução dos aracnídeos

São dioicos e se reproduzem por fecundação interna. Produzem ovos, de onde saem indivíduos imaturos, mas semelhantes aos progenitores (sem metamorfose). No entanto, a relação de reprodução pode variar entre os tipos de aracnídeos, por exemplo:

– O escorpião macho para conseguir acasalar, produz um espermatóforo, um tipo de cápsula, e conduz a fêmea para que ela possa se fecundar (reprodução indireta);

– Já em algumas espécies de aranhas, existem casos em que a aranha macho, após o acasalamento, deve entregar um inseto a aranha fêmea como forma de “presente”, do contrário, o mesmo é morto pela “companheira”.