Publicado por Nicoli Tomazella

Área é uma região que delimita os lados de um polígono. É muito usado no dia a dia das pessoas, como por exemplo, na hora de medir um terreno ou um espaço. O valor de uma área varia de acordo com seu formato. Cada polígono tem sua forma particular e, assim, cada um tem um jeito diferente de calcular sua área. Alguns dos polígonos conhecidos são o retângulo e o quadrado.

Ambas as áreas são calculadas multiplicando a medida do comprimento pela medida da largura de cada um. Todas as medidas devem estar na mesma unidade de comprimento para obter o valor correto.

Retângulo

Área do retângulo

Foto: Reprodução

Existem dois tipos diferentes de retângulo, o primeiro é o com todos os lados iguais, que é chamado de quadrado, e com os lados diferentes.

O cálculo do retângulo pode ser feito da seguinte forma

A = b. h

Ou seja, para ter a área do retângulo devemos multiplicar o valor da base do retângulo com a altura do mesmo. Com essa multiplicação terá o resultado da área do retângulo.

Exemplo: Quando a base de um retângulo é 6 e a altura é 4, deve-se achar a área multiplicando esses dois valores.

A = 6.4

A = 24 cm²

A área será de 24 cm²

Quadrado

Área do quadrado

Foto: Reprodução

O raciocínio para descobrir a área do quadrado é o mesmo que o do retângulo deve-se multiplicar a medida da base pela medida da altura, mas diferente do retângulo o quadrado apresenta todos os lado iguais, sendo assim tem uma pequena diferença na sua fórmula.

Como os dois lados são iguais ambos são definidos por “l”, sendo assim a fórmula ficará dessa forma:

A = l. l

Ou

A = l²

Polígonos que apresentam as áreas parecidas com o retângulo e o quadrado

Outros polígonos que tem a forma de calcular a forma parecida com o quadrado e o retângulo podem ser destacados. Tais como:

O Paralelogramo que tem a fórmula de calcular a área igual a do retângulo. Ele apresenta também quatro lados, onde sua altura é multiplicada pela base para daí sair o resultado de sua área. Sendo sua área: A = b.h

O Triângulo, apesar de não ter quatro lados, somente três, o triângulo mede a metade de um retângulo, onde num retângulo cabem dois triângulos, sendo assim a área do triângulo é a base vezes a altura dividida por dois. Sendo assim: A = b.h/2

Veja mais!