Matemática

Área do trapézio

O trapézio é um polígono de quatro lados, e por isso também pode ser classificado como um quadrilátero. Polígono é uma figura geométrica plana e fechada, que possui uma superfície, retas, vértices e ângulos, e por isso é possível calcular valores como o perímetro e a área. Nem todos os trapézios são iguais, como suas características variam, podemos observar também três tipos de trapézio, que podem ser diferentes por causa do ângulo ou comprimento dos lados.

Características do trapézio

Tipos de trapézio

Tipos de trapézio

Foto: Reprodução

Calculando a área do trapézio

A área é uma medida que diz o tamanho da superfície do polígono, e calcular ela não é muito difícil. Todos os tipos de trapézio possuem a mesma maneira de se calcular a área, basta seguir a seguinte fórmula:

Área do trapézio

Foto: Reprodução

Onde as letras equivalem a:

A = área

B = base maior

b = base menor

h = altura

Antes de mais nada, você precisa substituir as letras da fórmula pelos números das medidas do trapézio. Depois disso é só calcular: primeiro é necessário somar o valor das duas bases do trapézio; o resultado da soma deve ser multiplicado pela altura do trapézio; depois divide o resultado da multiplicação por 2.

Lembre-se sempre que o resultado da área do trapézio precisa ser dado em duas dimensões, ou seja, elevado por dois. Se os valores dos lados da figura forem dadas em cm, o resultado da área precisa estar em cm²; o mesmo equivale para m², mm², dm², km³, etc.

Exemplo

Pedrinho encontrou no meio dos seus brinquedos uma peça de lego em forma de trapézio. Pegou sua régua e mediu os lados da figura. A altura da peça de lego era de 6 centímetros, a base maior de 15 centímetros e a base menor media 8 centímetros. Com apenas esses três valores é possível saber qual a área deste trapézio?

Resolvendo:

resolucao [1]