Publicado por Nicoli Tomazella

O Triângulo é uma figura geométrica bem conhecida, ele é considerado uma das figuras mais importantes em razão da sua imensa utilidade no cotidiano.

Na construção civil, o triângulo é considerado o polígono mais simples e mais importante na questão de seguranças de estruturas, por exemplo, os vários telhados que são construídos no formato de triângulo, pela segurança.

A área do triângulo

Área do triângulo

Foto: Reprodução

O triângulo possui diferentes fórmulas matemáticas para determinar sua área. A mais prática e mais conhecida é a metade do produto da base pela altura, ou seja, a base vezes a altura divido por dois.

Outra maneira de se ter a área do triângulo é pela expressão de Heron de Alexandria, que trabalha a partir dos semiperímetros dos lados. Pode ser calculado também utilizando o seno de um dos ângulos, desde que sejam fornecidos.

A explicação da fórmula

A área do triângulo se deu de um retângulo, pois a área do retângulo é dada pela expressão A = b.h, um retângulo dividido em diagonal forma dois triângulos, assim a área de cada triângulo será igual à metade da área total do retângulo, constituindo a fórmula de sua área A = b.h/2

O cálculo

Para calcular a área de um triângulo é simples, devemos utilizar a fórmula nos dada. Se a base do triangulo vale quatro e sua altura vale quatro também, é preciso multiplicar esses dois valores e dividir por dois, sendo assim será 16 divido por 2, o resultado da área do triângulo será 8 m². Assim representado na figura abaixo:

Área do triângulo

Foto: Escola Kids

Exemplo

Nesse exemplo devemos determinar a área do triângulo considerando que sua base mede 23m e a altura 12m.

Então a conta deve ser

A= b.h/2

A= 23.12/2

A= 276/2

A = 138m²

O resultado da área do triângulo é de 138m². Para descobrir a área do triangulo é bem simples. Por isso ele é conhecido por ser o polígono mais fácil de trabalhar e o mais importante.

Veja mais!