Publicado por Natália Petrin

Na matemática, muitas vezes nos deparamos com temas e assuntos fáceis de serem compreendidos. No entanto, os números, se forem muito extensos ou muito pequenos, podem gerar uma certa dor de cabeça na hora da resolução das questões.

Quando falamos de números extensos ou muto pequenos, estamos nos referindo aos decimais, ou seja, que apresentam muitas casas após a vírgula.

Existe uma alternativa, que é o arredondamento, deixando os números mais acessíveis e menos extensos. Confira abaixo:

Arredondamento de números inteiros

O arredondamento é bastante útil na matemática, uma vez que se tornam mais fáceis as contas com números que têm uma grande quantidade de algarismos. Confira a classificação dos números em ordens e classes:

Classe dos Milhões   Classe dos Milhares    Classe das Unidades
Centenas de milhãoDezenas de milhãoUnidades de milhão/Centenas de milharDezenas de milharUnidades de milhar/CentenasDezenasUnidades

Na tabela acima, podemos ver que as colunas representam uma ordem e que as unidades são da 1ª ordem, as dezenas da 2ª ordem, centenas da 3ª ordem, e assim por diante.

Arredondamento e estimativa: entenda sem complicação

Imagem: Reprodução/ internet

Para aplicar isso aos números, basta seguir o seguinte exemplo: considere que temos que fazer um cálculo com o número 4.532.789 de quilômetros quadrados. Para fazer cálculos usando esse número, podemos fazer uma aproximação arredondando para a unidade mais próxima. Com isso, os números que estão à direita da unidade de milhar serão substituídos por 0: 4.532.000.

Se quisermos arredondar para a dezena de milhar mais próxima, devemos substituir por zero todos os algarismos que estão à direita da dezena de milhar: 4.530.000.

Existem, portanto, muitas formas de aproximação seguindo esse mesmo raciocínio, mas quando fizermos uma aproximação para cálculos, não serão resultados exatos, mas sim estimados que nos aproximam bastante do resultado real. Mas quanto mais arredondamos, ou seja, quanto mais zeros colocamos no lugar dos algarismos, mais impreciso será o resultado.

Arredondamento de números decimais

Os números decimais também podem trazer dificuldades aos cálculos com inúmeras casas decimais. É preciso, para realizar o arredondamento, fazer uma escolha: decidir com quantas casas decimais queremos trabalhar. Em seguida, vamos analisar o número da direita que queremos remover. Se for 5, 6, 7, 8 ou 9, aumentamos em uma unidade o último algarismo. Se for 0, 1, 2, 3 ou 4, diminuímos. Confira:

Vamos trabalhar com dois números decimais.

  • 3,5687 – 3,57
  • 46,9876 – 46,99
  • 425,369871289 – 425,37
  • 57,36012 – 57,36

Veja mais!